29/07/2013 às 13:54

Unidade de Saúde em Taguatinga pretende atender um milhão em 2013

Revitalização do local e ampliação dos serviços justificam a meta estipulada

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

 TAGUATINGA (29/7/13) – A Unidade Mista de Taguatinga (UMT) pretende ultrapassar um milhão de atendimentos em 2013, após revitalização do local e ampliação de serviços prestados à população local e, somente no período de janeiro a junho deste ano, atendeu 504 mil pacientes.

 

“A UMT é um importante centro especializado que busca trabalhar uma visão humanizada e integral dos seus usuários, oferecendo qualidade, com conforto e agilidade, características que refletem em nossa meta”, afirmou hoje a gerente da unidade, Eliene Berg.

 

A unidade, em funcionamento há 15 anos, atende moradores das regiões de Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas – um total de 540 mil habitantes – e possui dois centros especializados, três programas de saúde e sete ambulatórios especiais.

 

Este ano vários serviços foram ampliados, como o de Fisioterapia, habilitado em maio pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado de Reabilitação (CER II), com novos profissionais incluindo nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e médicos especializados nas áreas de deficiência intelectual e física.

 

O local possui farmácia de médio custo, laboratório de análises clínicas, radiologia e oferece ambulatórios de Geriatria, Nutrição, Fonoaudiologia, Asma e Alergias Pediátricas, Imunoterapia, saúde da mulher e reações em hanseníase.

 

Novos serviços – Em março, a UMT inaugurou a Sala de Atendimento à Mulher – um espaço destinado ao atendimento do climatério, que atende também gestantes adolescentes, inseridas no programa “Ambulatório dos Adolescentes”, da cidade que necessitarem de acompanhamento no pré-natal.

 

Em julho, a Unidade inaugurou a Sala do Homem, que atende pacientes maiores de 20 anos, avaliados por uma equipe multidisciplinar, que, além de fazer prevenção de doenças que atingem a população masculina, oferece atendimento ambulatorial de qualidade.

 

No mesmo mês, a unidade incorporou o serviço de acupuntura, onde acupunturistas e um técnico de enfermagem atendem adultos previamente triados e, para o segundo semestre, há previsão de inauguração do ambulatório de Saúde Mental.

 

(K.I./M.D.)