30/07/2013 às 13:05

Semana da Amamentação terá programação no DF

Atividades incentivarão o aleitamento materno em todas as regionais de saúde

Por Iêda Oliveira, da Secretaria de Saúde


. Foto: Andre Sousa – 17/05/2013

BRASÍLIA (30/7/13) – A Semana Mundial da Amamentação, celebrada em mais de 120 países entre 1º e 7 de agosto, terá atividades em todas as regionais de saúde do DF, a partir de amanhã (31), para conscientizar sobre a importância do aleitamento materno.

 

“Este ano, decidimos fazer as atividades nas quinze regionais de saúde, com o objetivo de divulgar o tema em todo o DF, alertando sobre os benefícios do aleitamento materno para a criança, mulher e sociedade”, informou a coordenadora de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano da secretaria, Miriam Santos.

 

O tema deste ano será “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”, e o objetivo é chamar a atenção sobre os benefícios e a importância da amamentação, do aconselhamento sobre o tema e do apoio à mulher e familiares.

 

BANCOS DE LEITE – O DF tem atualmente 15 bancos de leite humano nos hospitais de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Asa Norte, Paranoá, Planaltina, Sobradinho, Gama, Santa Maria e no Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB); e mais dois postos nas unidades de Samambaia e São Sebastião.

 

Nesses locais há ambulatórios de apoio à amamentação que também são referência para as unidades básicas de saúde para os casos mais complexos.

 

Os hospitais Universitário de Brasília (HUB), das Forças Armadas (HFA) e os particulares Santa Lúcia, Anchieta e Brasília também fazem coletas.

 

O leite recebido nessas unidades é destinado principalmente a bebês prematuros, com baixo peso e doentes internados nas UTIs neonatais da rede.

 

DOAÇÕES – Levantamento realizado pela Coordenação de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde mostrou que de janeiro a junho deste ano foram coletados 1.194 litros a menos que no mesmo período do ano passado.

 

“Os estoques estão em baixa, porque este ano não conseguimos colher nem o mínimo que é 1.500 litros por mês, então várias crianças que necessitariam de leite materno acabam não recebendo ou recebem por pouco tempo”, revelou a coordenadora Miriam Santos.

 

Nos seis primeiros meses deste ano, foram coletados 7.763 litros de leite materno.

 

BENEFÍCIOS – O leite materno é importante para a imunidade dos bebês, pois oferece anticorpos para proteção contra diarreia e infecções, principalmente as respiratórias, diminui o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade, ajuda no desenvolvimento físico e emocional, além de favorecer o vínculo afetivo com a mãe.

 

Para a mãe, a amamentação diminui o sangramento pós-parto e o risco de anemia, reduz os riscos de câncer de mama e de ovário e ainda ajuda a perder peso.

 

Programação da Semana Mundial da Amamentação no DF


Hospital Regional de Samambaia – 31/7 (manhã)

Hospital Regional de Brazlândia – 31/7 (tarde)

Coordenação de Saúde Candangolândia, Núcleo Bandeirante, e Riacho Fundo – 01/08 (manhã).

TJDFT – 1/8 (tarde)

Hospital Regional de Sobradinho – 2/8 (manhã)

Hospital Regional do Gama – 2/8 (tarde)

Hospital Regional de Taguatinga – 3/8 (manhã)

Hospital Materno-Infantil de Brasília – 5/8 (manhã)

Hospital Regional de Planaltina – 5/8 (tarde)

Coordenação de Saúde de São Sebastião – 6/8 (manhã)

Hospital Regional de Santa Maria – 6/8 (tarde)

Hospital Regional da Asa Norte – 7/8 (manhã)

Hospital Regional da Ceilândia – 7/8 (tarde)

Hospital Regional do Paranoá – 8/8 (manhã e tarde)

Coordenação de Saúde do Recanto das Emas – 9/8 (manhã)

Hospital Regional do Guará – 9/8 (tarde)

 

(I.F)(M.M)