Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
30/07/2013 às 11:42
Estudantes e cooperativa de reciclagem desenvolveram ações para recolher frascos de vidro necessários ao armazenamento de leite materno
BRAZLÂNDIA (30/7/13) – O Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Brazlândia homenageará, amanhã (31) a Cooperativa de Catadores e Recicladores da cidade e o Centro de Ensino Médio 1 pela ajuda de ambos na obtenção de frascos de vidro para armazenar o alimento imprescindível a recém-nascidos.
Por um lado os catadores uniram forças ao hospital e estão encarregados de fazer a coleta seletiva dos potes em que o leite é guardado, por outro a escola do sistema público do DF realizará em agosto uma gincana para recolher os mesmos recipientes junto à comunidade.
A grande demanda por leite humano no DF pressiona quem administra os depósitos para guardar a substância a buscar soluções criativas que estimulem as doações, tanto do leite quanto dos frascos de vidro –indispensáveis ao transporte e armazenamento–, mas que devem ter características específicas.
“Para resistir à esterilização, pasteurização, congelamento e aquecimento, o frasco tem que ter tampa plástica rosqueada, como os de café solúvel e maionese”, explicou a chefe do Núcleo do Banco de Leite de Brazlândia, Ângela Dias.
Segundo ela, os consumidores em sua cidade adquirem poucos produtos que costumam ser comercializados nesse tipo de embalagem, o que os torna raros naquelas redondezas.
“Considero uma iniciativa (dos catadores e dos estudantes) muito louvável e que devemos incentivar”, disse o diretor do hospital regional, Lauro Sant’Anna.
Marconi Pacheco, pela cooperativa, e Anderson Santana, do centro de ensino receberão o reconhecimento pelos esforços que as ações em que participam para angariar frascos durante evento comemorativo da Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno, em Brazlândia.
CONSCIENTIZAÇÃO – O vidro descartado é uma fonte de problemas ambientais. Em recente coleta de frascos na região do Guará, entre 1300 unidades recolhidas, somente 18 eram do tipo adequado ao banco de leite, cerca de 1%.
O leite humano é o único alimento possível para bebês prematuros e de baixo peso. Por isso, o frasco também é indispensável e a campanha por doações é permanente.
(MMM)