30/07/2013 às 13:33

Caesb inicia obras na estação de tratamento do Sistema Corumbá

Construção começa amanhã, com previsão de durar dois anos e aumentar em 30% o abastecimento

Por Da Redação, com informações da Caesb


. Foto: Divulgação/Caesb

BRASÍLIA (30/7/13) – A Caesb começará amanhã (31) as obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Produtor de Águas Corumbá, que aumentará em 30% o abastecimento para a população do Distrito Federal e parte da Região Metropolitana.

“A construção da estação de tratamento é uma etapa fundamental na obra de construção do complexo de abastecimento Corumbá, reforçando significativamente o fornecimento de água para o DF e toda a região do Entorno Sul de Goiás”, afirmou o presidente da Caesb, Célio Biavati.

A ETA Corumbá é integrante do empreendimento denominado Sistema Produtor de Água Corumbá – parceria entre a Caesb e a Saneago de Goiás para aumentar o abastecimento no DF e nos municípios goianos -, e utilizará um processo de tratamento com tecnologia totalmente automatizado.

A obra terá investimento de aproximadamente R$ 85 milhões, com recursos provenientes da Caixa Econômica Federal (CEF), com contrapartida da Secretaria de Obras do Distrito Federal, Caesb e Terracap.

A construção da ETA Corumbá terá duração prevista de dois anos, quando estará pronta para produzir 2,8 mil litros por segundo – no futuro, essa oferta deve ser ampliada para atendimento de uma vazão de 5,6 mil litros por segundo.

CORUMBÁ – O Sistema Produtor de Águas Corumbá terá um investimento total de R$ 400 milhões e terá como base uma sociedade empresarial, denominada Consórcio Corumbá, entre a Caesb e a Saneago. 

O objetivo principal é o abastecimento de água no Distrito Federal, inicialmente, de Santa Maria e do Gama, e no estado de Goiás nos municípios de Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Luziânia.

No Distrito Federal, ainda serão beneficiadas pelo sistema, futuramente, Recanto das Emas, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Núcleo Bandeirante.

O sistema possibilitará, ainda, a regularização do abastecimento em localidades como Pôr do Sol, Sol Nascente, Arniqueiras, Vicente Pires e outras regiões em processo de regularização.

O Sistema Produtor de Águas Corumbá é composto por:

– Captação e elevatória de água bruta, com potência instalada de 16.000 CV;

– 28Km de tubulação de adutora de água bruta em aço soldado, com 1.200 mm de diâmetro (sendo que 15Km de adutora em construção pela Caesb e 13Km de adutora em construção pela Saneago);

– Estação de Tratamento de Água com alta tecnologia e totalmente automatizada, fase da obra em lançamento;

– Duas Elevatórias de água tratada, com potências instaladas de 11.000 CV e 5.500 CV (a serem licitadas).

Serviço:

Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Produtor de Águas Corumbá

Local do lançamento: Parque Esplanada V, Valparaíso de Goiás, com acesso pela BR-040

Horário: 11h

Corumba

(L.C/T.V)