30/07/2013 às 14:04

Cenário para turismo no DF é favorável a novos empreendimentos

Relatório mostra que setor representa 2,46% do PIB e tem condições de crescer ainda mais

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Turismo


. Foto: Mary Leal-16/09/2012

BRASÍLIA (30/7/13) – Com representação de 2,46% no Produto Interno Bruto (PIB) de Brasília, as diversas áreas relacionadas ao Turismo encontram cenário favorável para o desenvolvimento, segundo relatório do Observatório do Turismo do Distrito Federal, divulgado hoje.

“Temos avançado muito enquanto destino turístico e estamos em bom momento para alavancar também o setor privado. Os empreendedores que souberem se organizar a acreditarem nessas oportunidades terão grandes chances de evoluir nos negócios”, afirmou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

Segundo o relatório, a média de participação das Atividades Características do Turismo no PIB nacional é de 3,28%; isso significa que, no DF, ainda existe espaço para crescimento sem extrapolar o limite suportado pelo setor na sua normalidade.

“Nós preparamos um cenário ideal e oferecemos uma linha de crédito especial – o Fundo Constitucional do Centro-Oeste. Este mês, o FCO concedeu um limite histórico para a construção de um hotel de luxo na cidade, R$ 69 milhões. É a demonstração de que alguns empresários já se atentaram para as possibilidades que Brasília oferece”, ressaltou o secretário.

Além dos grandes eventos que serão sediados na capital brasileira, o relatório do Observatório do Turismo mostra que 54% dos produtos e mercadorias consumidas pelo setor são adquiridas internamente, o que gera empregos e rendas em outros setores, evita vazamentos de renda para outros estados ou regiões e tende a ampliar o crescimento do estado ou região onde se localiza.

O indicador mostra que ainda é possível investigar que tipos de mercadorias são adquiridas externamente e se há possibilidade de atender a essa demanda internamente a custos competitivos.

O relatório é o segundo de uma série de pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo com a intenção de mapear as potencializadas do setor na região.

O trabalho é fruto de contrato entre a Secretaria de Turismo do Distrito Federal e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).

(I.F/T.V)