Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
30/07/2013 às 15:14
Além dos cuidados gestacionais, hospital oferece às grávidas tratamento psicológico para diminuir depressão pós-parto
BRASÍLIA (30/7/13) – O Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) oferece às grávidas um tratamento diferenciado no pré-natal que vai além dos cuidados gestacionais, pois agora a mãe também recebe atenção na área psicológica, iniciativa que traz maior humanização na gestação e reduz os índices de depressão pós-parto.
“Há uma dicotomia entre o que a sociedade vende em relação a uma maternidade idealizada e o que é vivido pelas mães, por isso é necessário criar um espaço adequado para a mulher falar de suas dificuldades sem ser julgada”, explicou hoje a psicóloga idealizadora do programa, Alessandra Arrais.
O pré-natal psicológico, como é chamado o serviço em funcionamento há dois anos, envolve a integração da gestante e da família em todo o período da gravidez, por meio de encontros temáticos em grupo com ênfase psicoterápica na preparação psicológica para a maternidade e paternidade.
De acordo com a psicóloga executora do projeto, Mara Farias Chaves Vieira, a gravidez pode ser sobrecarregada por muitos transtornos do humor, em particular pela depressão – no Brasil, os índices entre a classe média são de 13,7% a 20%, mas nas mulheres de baixa renda esse índice chega a 30%.
Cinquenta mulheres receberam o atendimento especializado, que faz parte de um projeto de pesquisa constantemente reavaliado que visa oferecer um espaço especializado de escuta às grávidas e que tem apresentado resultados positivos na prevenção da depressão pós-parto.
“Para combater os índices de depressão pós-parto, a Rede de Saúde tem motivado o desenvolvimento de políticas públicas que focalizam o ciclo gravídico-puerperal. Oferecer um atendimento psicológico no pré-natal amplifica e qualifica a assistência a essas mulheres”, relatou a coordenadora de Saúde da Asa Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer.
PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO – Michele Aparecida de Sousa, 29 anos, está com 38 semanas de gravidez e participa do pré-natal psicológico. “Antes deste encontro, eu não sabia sobre depressão pós-parto, e falar sobre o tema é importante para poder diferenciar uma tristeza da verdadeira depressão”, relatou a paciente.
Marlete Giebelmeier, 39 anos, grávida do segundo filho, participa pela terceira vez do programa. “Aprendi que uma gravidez não é igual à outra e que a inclusão da família e dos amigos ajuda muito durante a gestação”, explicou Marlete.
O encontro para a realização do pré-natal psicológico -que ocorre todas as terças-feiras- é aberto a qualquer grávida que queira fazer parte do programa, e, como não há um número fixo de atendimentos, as mães podem participar do programa do primeiro mês de gestação até após o nascimento.
Para inscreve-se no projeto as mães devem entrar em contato com a psicóloga Mara Farias Chaves Vieira, por meio do telefone 8215-0762.