31/07/2013 às 22:27, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Agefis apreende meia tonelada de queijo tipo Minas

Produto era transportado sem condições de higiene e seria distribuído em padarias e feiras do DF

Por Da Redação, com informações da Agefis


. Foto: Divulgação ASCOM AGEFIS

BRASÍLIA (31/7/13)- A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) apreendeu, na manhã de hoje (31), meia tonelada de queijo tipo Minas, procedente de Pirenópolis (GO), acondicionada no porta-malas de um veículo, coberto por lona e sem qualquer refrigeração.

 

“O produto apresentava bastante sujidade, é muito contaminado. Normalmente eles distribuem (o queijo) em padarias e feiras”, explicou o auditor da agência, Wellington Magalhães.

 

Segundo o especialista, para driblar a fiscalização o carro foi adaptado e tinha as molas da suspensão reforçadas – mesmo com uma carga de 500 quilos a traseira do veículo não ficava baixa –  “se não fosse a lona que cobria a mercadoria, talvez passasse despercebido”.

 

Magalhães orientou o consumidor a sempre observar a rotulagem do produto. O rótulo deve trazer o prazo de validade, o local de fabricação e o selo de inspeção do Ministério da Agricultura.

 

Ele destacou que entre os problemas de consumir um produto de origem desconhecida e sem qualquer controle sanitário estão as intoxicações alimentares e as infecções gastrointestinais.

 
(V.R./M.M.)