04/08/2013 às 19:22

Hospital do Gama e HRAN oferecem pronto-atendimento odontológico 24 horas

Setor de emergência das unidades atenderá população todos os dias da semana

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal/07/12/2011

BRASÍLIA (4/8/13) – As emergências do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e do Hospital Regional do Gama (HRG) realizam atendimento 24 horas em odontologia, todos os dias da semana para receber pacientes que apresentam pulpite (dor aguda), traumas dentais, abscessos (infecções com pus) e hemorragias.

“Quem já teve dor de dente sabe a importância do pronto-atendimento odontológico, principalmente por esse serviço dar uma resposta imediata à urgência do cidadão”, destacou, hoje, o gerente de Odontologia da Secretaria de Saúde, Sérgio da Mata.

A chefe da Unidade de Odontologia do HRAN, Themis Lima Diaz, reforça que o pronto-atendimento em Odontologia do HRAN, que se tornou referência no Distrito Federal, recebe também pessoas do Entorno.

“Não restringimos o atendimento por área de abrangência. Outros hospitais da rede pública de saúde do DF também encaminham pacientes para o HRAN”, comenta a especialista.

No HRAN o serviço é realizado por 11 profissionais e no HRG por oito. De janeiro a junho deste ano, as unidades realizaram 6.781 atendimentos e 2.060, respectivamente.

Segundo a especialista, quando o paciente não é caso de urgência, ou seja, não relata dor intensa, ele receberá um encaminhamento para agendar uma consulta, e os quadros clínicos mais graves, como traumas da face, são encaminhados para o Hospital de Base.

“Se ele (o paciente) precisar de um tratamento odontológico ambulatorial, deve procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência. Dependendo do caso, o centro de saúde encaminha o paciente”, ressaltou a chefe.

As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e a maioria dos hospitais Regionais do DF oferecem atenção em Odontologia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

(A.S./T.V)