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05/08/2013 às 20:02, atualizado em 12/05/2016 às 17:48
Setor tem média de 52,68% de respostas às queixas, de acordo com lista divulgada pelo Procon
BRASÍLIA (5/8/13)- O setor de telefonia lidera o ranking do Procon-DF das empresas que mais resolvem as queixas dos consumidores, com índice de 52,68%, seguidas de companhias aéreas (50,15%) e bancos (47,46), de acordo com a lista divulgada hoje pela autarquia, com dados referentes ao primeiro semestre de 2013.
“É importante que o consumidor fique atento às empresas que costumam respeitar seus direitos”, destacou o diretor do Procon-DF, Todi Moreno, ao lembrar que o ranking será mensalmente atualizado e divulgado sempre na última semana de cada mês.
A Telefônica foi a melhor colocada, com 88,89% de resolução, seguida pela Intelig (75%) e Vivo (66,46%) – a pior classificada foi a GVT, que resolveu apenas 16,42%, de acordo com a publicação, seguida por Oi Celular (18,09%) e Embratel (38,71%).
O setor de aviação traz apenas o conglomerado da GOL (Gol/Varig/VRG/Webjet) com 58,44% de atendimentos resolvidos e a Tam, com 41,86%.
O Itaú foi o banco com melhor índice – 55,18%, seguido por Citibank (52,94%) e HSBC (52,24%) – na outra ponta estão Caixa Econômica Federal (33,86%), BMG (40,91%) e Santander (46,33%).
O setor industrial apareceu como o pior colocado da lista, com média de resolução de 30,61%. As empresas que apresentaram os resultados mais baixos foram CCE/Digibras (18,29%), LG (26,28%), Eletrolux (27,91%) – a melhor qualificada foi a Nokia (40%).
O Procon-DF dividiu o índice em seis setores, e a penúltima colocação ficou com Saúde Suplementar, mas, entre elas, a Intermédica apresentou resolução em 83% dos casos – Bradesco Saúde (25%), Sul América Saúde (30%) e Unimed (33,33%) apresentaram as menores médias.
A lista completa pode ser conferida aqui.
(V.R/J.S)