06/08/2013 às 11:51

UPA de Ceilândia será inaugurada em dezembro

Unidade funcionará em tempo integral e atenderá 450 pacientes por dia

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


Foto: Roberto Barroso
Foto: Roberto Barroso.

CEILÂNDIA (6/8/13) – A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia será inaugurada em dezembro deste ano, para atender 450 pacientes diariamente e desafogar o pronto-socorro do hospital regional da cidade, segundo o anúncio feito hoje pela Secretaria de Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, com quatro UPAs em funcionamento, no Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Núcleo Bandeirante, “duas mil pessoas são tiradas dos prontos-socorros todos os dias e as novas unidades vão desafogar ainda mais as emergências”.

A unidade funcionará em tempo integral (24 horas) e fará parte do Complexo de Saúde que será construído na área do antigo Ceilambódromo – ele incluirá ainda um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Clínica da Família.

ESTRUTURA – A UPA será de porte III, com aproximadamente 2,5 mil metros quadrados de área construída, dez leitos para casos de urgência e emergência e dez leitos de observação.

A estrutura oferecerá à população exames de imagem (raio-X) e laboratório, eletrocardiografia e atendimento nas especialidades de clínica médica e pediatria.

O quadro de pessoal na unidade deve ter cerca de 170 servidores, com até seis médicos por turno, destacou o secretário-adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara.

Até dezembro o GDF pretende entregar também as UPAs de Taguatinga e Sobradinho, conforme a determinação do governador Agnelo Queiroz em maio deste ano.

As obras de outras três unidades também estão previstas para iniciar no Plano Piloto, Gama e Planaltina.
 

(L.C/T.V)