09/08/2013 às 20:26

Secretaria promove ação de saúde para pais servidores

Durante o evento, funcionários receberam orientações nutricionais e puderam verificar colesterol, peso, circunferência abdominal e pressão arterial

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (9/8/13) – Servidores da Secretaria de Saúde (SES) participaram hoje de uma “Ação Motivacional de Saúde” em comemoração ao dia dos pais, evento voltado à integração, comunicação, valorização e conscientização do servidor para os programas de saúde e prevenção de doenças.

“O melhor presente que a SES pode dar no dia dos pais é oferecer uma ação de prevenção à saúde do homem. O resultado dessa ação norteará um sinal de alerta para o autocuidado”, explicou o coordenador da Central de Hipertensão, Lucimir Henrique Maia.

Durante a ação, os pais servidores receberam orientações nutricionais, conferiram peso e circunferência abdominal, pressão arterial, colesterol e fizeram exame de Peakflow (que verifica a capacidade respiratória).

“Essa é uma iniciativa excelente. Há mais de cinco anos não vou a um médico, mas agora vou procurar tratamento para meu colesterol”, aprovou o motorista Antônio Sérgio da Silva, 38 anos, pai de três filhos e servidor da Secretaria.

Os participantes receberam, também, orientação e informações sobre o autocuidado e ganharam blocos de anotações com telefones de serviços de utilidade pública e um folder com informações sobre a “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem”.

SAÚDE DO HOMEM – A “Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem” foi instituída em 2009 e tem o objetivo de facilitar o acesso, promover a saúde e prevenir os agravos das doenças da população masculina na faixa etária de 20 a 59 anos e, assim, reduzir a mortalidade dessa população.

A coordenadora do Núcleo da Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde, Laurez Ferreira Vilela, lembrou que a paternidade é um momento de mudança na vida de um homem e que a presença dele se constitui um elemento importante em todas as fases da vida do filho.

Ela ressaltou a necessidade de manter a saúde em dia: “Vale enfatizar que são inúmeras as evidências da forte influência do pai sobre o desenvolvimento dos filhos. Assim, procurar assistência à saúde, ajudar nas tarefas domésticas e passar valores construtivos são legados importantes, principalmente para os filhos”.

O Ministério da Saúde revela que de cada cinco pessoas que morrem entre os 20 e 50 anos, quatro são homens. Eles vivem em média sete anos a menos que as mulheres e têm maior incidência de doenças do coração, câncer, diabetes, obesidade, dislipidemia e pressão arterial mais elevada.

A principal causa de morte é a violência (homicídios, acidente de transporte terrestre e suicídio), em segundo, as doenças do aparelho circulatório (AVC), e em terceiro os cânceres (brônquios, pulmão, estômago e fígado).

De acordo com dados estatísticos do IBGE de 2012, a população de homens na faixa etária dos 20 a 50 anos é de 748.060, o que corresponde a 28,27% do total da população do DF.

Atualmente, o atendimento à saúde do homem na atenção primária do DF é realizado no Centro de Saúde nº 3, de Sobradinho II, e nos Centros de Saúde nº 6 e nº 8 de Ceilândia, no terceiro turno, de 18h as 22h, exclusivo para homens.

Em Taguatinga, foi inaugurada recentemente, na Unidade Mista de Saúde, uma sala voltada exclusivamente para o atendimento ao homem, que funciona de segunda a sexta-feira.

No DF, a cada ano, são diagnosticados 529 casos novos de câncer de próstata, que pode ser tratado no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).

(F.M/T.V)