Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/08/2013 às 17:13, atualizado em 12/05/2016 às 17:48
Material será separado por cooperativas de catadores credenciadas
BRASÍLIA (11/8/13) – O SLU recolheu 41,4 toneladas de lixo em decorrência dos grandes eventos que aconteceram nos últimos dias. A partida entre Botafogo e Goiás no Mané Garrincha foi responsável por 1,4 desse total, e o Maior São João do Cerrado pelas outras 40 toneladas.
“Criamos um método de limpeza para melhorar a atuação do SLU e garantir que a cidade fique completamente limpa na manhã seguinte aos eventos”, ressaltou o gerente de Limpeza Urbana do SLU, Daniel Pereira Rocha, ao acrescentar que “esse foi o jogo com a menor quantidade de lixo recolhida”.
A preparação para a operação começou às 17h30, com 71 trabalhadores do órgão, que percorreram toda a área ao redor do estádio e do Centro de Convenções Ulisses Guimarães para deixar tudo limpo enquanto os torcedores chegavam ao jogo.
Com o fim da partida, por volta das 20h30, as equipes do órgão recomeçaram a limpeza da área externa da arena, que contou, ainda, com 120 lixeiras espalhadas em vários pontos estratégicos e um caminhão coletor.
O material recolhido pelo SLU foi encaminhado a dois núcleos do órgão, que funcionam nas Asas Sul e Norte. Em cada uma dessas unidades trabalham duas cooperativas de catadores, que separarão os recicláveis e darão a correta destinação.
Além do jogo, outro evento que recebeu atenção especial do SLU foi o Maior São João do Cerrado, realizado em Ceilândia, que, desde a última quarta-feira (9), até a madrugada deste domingo (11), gerou 40 toneladas de resíduos.
De ontem para hoje foram recolhidas 11 toneladas, por uma equipe de 100 garis que se revezaram em expedientes durante o dia e a noite. Para esse trabalho, o órgão disponibilizou, ainda, 50 lixeiras.
“Nossa operação nesses dias foram feitas de forma contínua. Os eventos começam sempre às 19h e terminam de madrugada. Mesmo assim, todos os dias, às 10h, já temos tudo limpo”, lembrou Rocha ao explicar que, diferente de outros eventos, nesse, a limpeza interna também fica a cargo do SLU.
A estratégia de limpeza do SLU foi adotada, pela primeira vez nas celebrações do Aniversário de Brasília de 2013. Desde então, os eventos que possuem grande quantidade de participantes contam com a logística otimizada do órgão.
(F.M./M.D.)