11/08/2013 às 18:34

Teste do Olhinho realizado na rede pública previne cegueira

No Brasil apenas oito estados e o Distrito Federal oferecem o exame

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (11/8/13) – Os bebês que nascem nas maternidades públicas do Distrito Federal têm acesso, nas primeiras 24 horas de vida, ao Teste do Olhinho – procedimento que previne 60% das causas de cegueira, doenças congênitas, rubéola e catarata.

 

“A criança forma completamente a visão aos 5 anos. Quando fazemos o Teste do Olhinho e descobrimos que existe alguma doença tentamos tratá-la antes que o paciente complete essa idade, para que o tratamento seja mais eficaz”, destacou o coordenador de Oftalmologia da Secretaria de Saúde do DF, Rogério Nobrega.

 

Segundo Nóbrega, o método é simples, rápido, indolor e realizado em uma sala escura com um oftalmoscópio – aparelho específico para o teste -, que também previne a ambliopia, visão deficiente por falta de estímulo do nervo óptico.

 

“O médico aponta uma luz no olho da criança a uma distância de 20 centímetros, que deve refletir um tom vermelho semelhante ao observado em fotografias com flash. Caso a cor seja opaca, branca ou amarelada, significa que o recém-nascido possui alguma patologia”, explicou o coordenador.

 

A paciente do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) Marina da Paixão Costa, 31 anos, deu à luz no dia 3 de agosto a uma menina e contou que, durante a gravidez, pesquisou em livros e na internet todos os testes e exames que são realizados após o nascimento do bebê.

 

“Achei muito importante oferecerem esse teste porque, como mãe, ficamos apreensivas em relação à saúde dos filhos. Acredito que quanto mais cedo for o diagnóstico mais fácil será o tratamento da doença”, relatou a mãe.

 

Lediane Martins de Freitas veio do Piauí para ter a segunda filha no Hospital Materno Infantil (HMIB). Ela não sabia do Teste do Olhinho, mas ficou satisfeita em saber que os hospitais do DF fazem esse tipo de exame.

 

“Familiares e amigos me indicaram esse hospital como referência no Brasil”. Não imaginava que o atendimento na rede pública seria tão completo”, comentou.

 

CONTROLE – Todas as regionais do DF disponibilizam a Caderneta de Saúde para as pacientes com o objetivo de instruir as mães quanto à importância do acompanhamento global do desenvolvimento infantil.

 

O Teste do Olhinho, assim como outros testes, é registrado na caderneta. Portanto, em caso de dúvida, os responsáveis podem consultá-la ou procurar um pediatra da rede pública de Saúde.

 

De acordo com a Secretária de Saúde, em 2012, mais de 40 mil bebês fizeram o procedimento, que é oferecido apenas em mais oito estados brasileiros pela rede pública e privada.

 

O exame – conhecido também como Reflexo da Luz Vermelha – foi disponibilizado no Distrito Federal há cinco anos, depois da aprovação da Lei Distrital 4.189/08.

 

(A.S./M.D.)