14/08/2013 às 21:20

Hospital de Planaltina adota classificação de risco

Sistema dá prioridade de atendimento a pacientes em estados mais graves

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde

PLANALTINA (14/8/13) – O sistema de classificação de risco para pacientes adotado em cinco unidades de saúde do DF começou a funcionar hoje no Hospital de Planaltina e, a partir de agora, aqueles que buscarem atendimento serão classificados conforme a gravidade.

“Baseado nas respostas do paciente é atribuída uma prioridade clínica associada a uma cor. Quem mais ganha com isso é o paciente”, explicou coordenador da Política Nacional de Humanização do Hospital de Planaltina, Fábio Tomaz da Silva.

Dois aparelhos do “Sistema de Triagem de Manchester” foram instalados na unidade e é um protocolo com validação científica que identifica classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto-atendimento.

O processo de triagem começa com a abertura de ficha no hospital e em seguida o cidadão é direcionado para a sala de triagem. O enfermeiro que faz o atendimento identifica a queixa principal e associa ao fluxograma de Manchester.

A partir daí cada paciente recebe uma cor: vermelho (emergência), laranja (muito urgente), amarelo (urgente), verde (pouco urgente) e azul (não urgente).

Os enfermeiros e médicos foram treinados sobre o “Sistema Manchester de Classificação de Risco” para utilização do sistema.

Outras unidades que contam com o serviço:

– Hospital de Base

– HMIB

– Hospital de Taguatinga

– HRAN

– Hospital de Ceilândia

(I.F/T.V)