14/08/2013 às 19:15

Número de reclamações por falta de medicamento cai 76%

Queixas foram feitas pelo cidadão à Ouvidoria da Secretaria de Saúde no primeiro semestre

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Roberto Barroso – 03/07/2012

 BRASÍLIA (14/8/13)- Levantamento da Ouvidoria da Secretaria de Saúde revelou queda de 76% no número de reclamações relativas à falta de medicamentos na rede pública na comparação entre o primeiro semestre de 2012, que registrou 1.705, contra 405 casos no mesmo período deste ano.

 

“A Ouvidoria auxilia a gestão, identificando e sugerindo os pontos que necessitam de melhorias na rede de saúde, além de ser uma ferramenta de controle social exercido pelo cidadão”, explicou a Ouvidora da SES, Francis Nakle de Roure.

 

Segundo o subsecretário de Administração Geral (Suag), José Moraes Falcão, o resultado foi possível devido a uma série de ações que tornaram mais eficiente o sistema de aquisição de produtos médicos hospitalares.

 

“O processo, que antes demorava entre três e quatro meses, hoje é feito em, no máximo, 30 dias”, disse.

 

Entre as medidas tomadas está a definição de dois pregoeiros para trabalhar exclusivamente com aquisição de medicamentos na Central de Compras da secretaria.

 

Também houve aumento de pesquisa de preço e a criação de um sistema informatizado específico para controle dos estoques -antes das mudanças implantadas a central de compras licitava 60 itens por mês e passou a fazer 360.

 

De acordo com a pasta, os números de reclamações de falta de medicamentos vêm caindo nos últimos anos, refletindo diretamente nos investimentos que estão sendo feitos pelo governo no abastecimento das farmácias da rede, que hoje conta com uma lista de medicamentos padronizados com 830 itens.

 

(V.R./M.D.)