14/08/2013 às 22:11, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Teste operacional do Expresso DF será realizado no Eixão Sul

Amanhã (15) a faixa presidencial será sinalizada e interditada para que dois ônibus articulados façam trajeto até o balão do Aeroporto

Por Leandro Cipriano, com informações da Secretaria de Transportes

BRASÍLIA (14/8/13) – Um teste operacional do Expresso BRT Sul será realizado amanhã (15), no Eixão Sul, a partir das 18h, para verificar as condições reais do modal no trânsito, por isso, a faixa presidencial do trecho ficará sinalizada e interditada no horário de pico.

 

“Esse é um dos vários testes para ajudar no planejamento operacional, segurança e fluidez do BRT no trânsito. Por motivos de segurança, os pedestres não poderão passar por cima do Eixão nesse momento”, explicou o técnico da Subsecretaria de Política de Trânsito e Transporte, Gilberto Barros.

 

Serão dois ônibus articulados que trafegarão pelo trecho entre a Rodoviária do Plano Piloto e o balão do Aeroporto Internacional de Brasília.

 

Na ida, os coletivos passarão a 50 km por hora pela pista presidencial do Eixão Sul, que estará com cones e motocicletas do Batalhão de Trânsito. Depois que a faixa presidencial acabar, os articulados seguirão o trânsito normalmente até o balão.

 

Na volta, os ônibus pegarão a faixa da esquerda ao invés da faixa presidencial, numa velocidade limite de 60km por hora, com o objetivo de evitar transtornos no trânsito.

 

A previsão da Subsecretaria de Política de Trânsito e Transporte é que o teste tenha duração de aproximadamente 1 hora.

 

Equipes do Departamento de Trânsito do DF (Detran), Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também estarão presentes para auxiliar no trajeto dos veículos.

 

(L.C/J.S)