" /> ">

15/08/2013 às 17:01, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Governador se reúne com ministro de Ciência e Tecnologia para negociar cooperações

Durante encontro, parlamentares trataram sobre “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, utilização da Biblioteca Nacional e construção de um museu

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto; Roberto Castro/GDF

BRASÍLIA (15/8/13) – O governador Agnelo Queiroz recebeu hoje, no Palácio do Buriti, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, para tratar de três itens de cooperação – entre eles, a realização da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” (SNCT 2014), no Estádio Nacional de Brasília.

 

“A nossa ideia é realizar esse grande evento – que reuniu 100 mil participantes em 2012 – no Estádio, onde queremos abrir uma ‘janelinha para a ciência’. Esse é um grande encontro que terá o envolvimento dos ministérios da Saúde, Educação e do Esporte”, descreveu o ministro Marco Antônio Raupp.

 

O governador disse que receber a SNTC confirma a utilidade da arena. “Trazer essa feira reforça nossa tese de espaço multiuso para trazer também um público diferenciado, que são os estudantes. Eles poderão visitar a feira e, ao mesmo tempo, conhecer o estádio”, afirmou Agnelo Queiroz.

 

Segundo ele, o espaço tem uma programação de jogos até o dia 8 de dezembro e a ideia é realizar outros eventos, inclusive a Semana, prevista para outubro, nos dias úteis, e permanecer com o cronograma de partidas esportivas aos sábados, domingos e quintas-feiras.

 

O segundo assunto da pauta foi quanto à utilização da Biblioteca Nacional de Brasília, que a partir da parceria entre GDF e governo federal poderá funcionar 24 horas por dia com ambiente tecnológico e digital para oferta de conhecimento com a interligação de centros de pesquisas de vários países.

 

“Para isso, nós vamos encaminhar uma proposta para o MCTI e vamos negociar, se preciso, uma gestão compartilhada do espaço”, explicou o secretário da Casa Civil, Swedenberger Barbosa.

 

O último item acertado foi quanto a viabilizar a instalação de um museu de ciência e tecnologia no Eixo Monumental, que terá seu processo acelerado com reuniões periódicas entre a Casa Civil, Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia e integrantes do MCTI.

 

Também participaram da reunião a primeira-dama, Ilza Queiroz; o secretário de Ciência e Tecnologia, Glauco Rojas; e secretário da Copa, Claudio Monteiro.