20/08/2013 às 11:55

Saúde inaugura programa para atender autores de violência sexual

Acolhimento psicossocial e especializado serve como prevenção de reincidências e é pioneiro no país

Por Frederico Prado, da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal/29/03/2011

BRASÍLIA (20/8/13) – Um programa de atendimento psicológico aos causadores de violência sexual, chamado “Serviço de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Autora de Violência Sexual (PAV Alecrim)”, será inaugurado amanhã (21), às 15h, no prédio do Laboratório Central da Secretaria de Saúde (Lacen-DF).

 

“O “PAV Alecrim” irá oferecer atendimentos psicossociais à pessoa autora de violência sexual a fim de possibilitar a construção de relações sociais não violentas e a prevenção de reincidências”, explicou Lucy Mary Cavalcanti, chefe do Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência (Nepav).

 

O “PAV Alecrim” e o “Programa de Pesquisa, Atenção e Vigilância em Violência” surgiram de uma parceria entre o Nepav, a Gerência de Saúde Prisional e a Vara de Execuções Penais, que atendem as pessoas envolvidas nesse tipo de crime.

 

Segundo a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha, a medida “irá construir novas metodologias de intervenção psicossocial”, além de capacitar os profissionais para atendimento nesta área e “facilitar a participação da família no processo de reintegração social”.

 

A equipe do “PAV Alecrim”, composta por psicólogos, psiquiatra e assistente social, realizará o acompanhamento dos pacientes com atendimentos individuais e familiares de duração prevista de seis meses.

 

“Ressaltamos que é indispensável a atuação das demais políticas públicas no atendimento ao autor de violência, tendo em vista que esta temática é de extrema complexidade”, lembrou Lucy Mary Cavalcanti, chefe do Nepav.

 

O “PAV Alecrim” é uma ação pioneira do Brasil e fará parte da Rede de Serviços de Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Violência do DF – “Rede Esperança” -, composta por 20 programas de atendimento à vítima, com um deles para o adolescente responsável por crime sexual.

 

SERVIÇO:

Local: Laboratório Central da Secretaria de Saúde, na SGAN Quadra 601, blocos O/P

Horário: 15h

Dia: 21/8/13

 

(L.C/J.S)