21/08/2013 às 16:18

DF recebe duas unidades de atendimento móvel a mulheres

Ônibus atenderão moradoras de áreas rurais em situação de violência

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro – 21/08/2013

BRASÍLIA (21/8/13) – O Governo do Distrito Federal recebeu, hoje, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, duas unidades móveis, no valor de R$550 mil cada uma, para atender, acolher e orientar mulheres em situação de violência em áreas rurais.

 

“Vamos começar o atendimento por Planaltina, maior área rural do DF. As unidades móveis têm eficiência e agilidade, chegando até quem mais precisa. A agenda será discutida com as trabalhadoras rurais, para decidir as áreas onde haverá maior necessidade”, explicou o governador Agnelo Queiroz, durante solenidade de entrega dos equipamentos.

 

Os ônibus são equipados com duas salas de atendimento, netbooks com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais, geradores de energia, ar-condicionado, projetor externo para telão, toldo, cadeiras, copa e banheiro, tudo com acesso adaptado a pessoas com deficiência.

 

As unidades percorrerão as regiões abarcadas pelo “Programa de Assentamento de Trabalhadores Rurais” (Prat), que atende 600 famílias atualmente. Planaltina será a primeira região contemplada, mas o calendário e o itinerário ainda não foram definidos. A previsão é que os ônibus fiquem uma semana em cada local, prazo que pode variar conforme a demanda e a necessidade.

 

A ação prevê atendimento às mulheres vítimas de violência, distribuição de cartilhas da Lei Maria da Penha, orientação sobre o uso da camisinha feminina, métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, direitos sexuais e reprodutivos e planejamento familiar.

 

ALCANCE NACIONAL – Além do DF, cada estado brasileiro receberá duas unidades móveis para circular nas áreas rurais até o fim do ano -um investimento do governo federal de R$30 milhões.

 

“Em 513 anos de Brasil, é a primeira vez que uma política para mulheres chega ao campo”, disse a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci.

 

Na solenidade de entrega, estavam presentes a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho, entre outras autoridades. O governador do DF estava acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiróz, e da secretária da Mulher, Olgamir Amância.

 

(M.M.)