23/08/2013 às 10:32

Começa hoje campanha para atualizar vacinação

Meta é imunizar crianças menores de 5 anos que não estejam com caderneta em dia

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Renato Araújo/SES-DF – 16/06/2012

 BRASÍLIA (24/8/13) – Começa hoje  (24) e vai até 30 de agosto a campanha para atualizar o cartão de vacinação de crianças menores de 5 anos, promovida pela Secretaria de Saúde.

 

“Durante esse período, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança, visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis (evitadas com imunização ou vacinação)”, explicou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha.

 

A abertura oficial da campanha será no Centro de Saúde nº 4, na Cidade Estrutural, com a presença do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a partir das 9h30.

 

“Funcionarão 120 postos de vacinação, das 8h às 17h. Nos dias úteis, estarão disponibilizadas todas as salas de vacinação de rotina, em todas as Regionais de Saúde do DF”, disse a chefe do Núcleo de Imunização da SES-DF, Eudóxia Rosa Dantas.

 

Durante a ação -que prevê avaliar a situação vacinal de 204.643 crianças apenas no sábado, “dia D” da campanha nacional do Ministério da Saúde- os pais devem comparecer e levar a caderneta de vacinação.

 

Serão oferecidas na atualização, feita de acordo com a orientação do “Programa Nacional de Imunizações” (PNI), todas as vacinas do calendário básico infantil, entre elas BCG, hepatite B, poliomielite (VOP) e rotavírus.

 

ALERTA – Não devem ser imunizadas crianças com o quadro de infecções agudas e febre acima de 38ºC, com imunodepressão congênita ou adquirida (como Aids), ou que estejam se submetendo à quimioterapia e apresente alergia grave a um dos componentes da vacina.

 

Em caso de dúvida procurar orientação do seu médico.

 

Confira aqui as vacinas disponibilizadas.

 

(A.S./M.D.)