23/08/2013 às 14:25

Equipe do “Mais Médicos” começa a trabalhar no DF em setembro

Profissionais trabalharão em sete regiões administrativas

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura – 23/08/2013

BRASÍLIA (23/8/13) – Os 15 profissionais que o Distrito Federal receberá do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, começarão a trabalhar em dia 2 de setembro.

 

“A nossa expectativa era receber 97 profissionais, mas nesta primeira etapa receberemos apenas 15. Os médicos vão trabalhar em equipes de saúde da família”, destacou o Secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa.

 

Os médicos, todos brasileiros, atuarão em Brazlândia, Cailândia, Gama, Santa Maria, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo.

 

Cada médico terá uma bolsa mensal de R$ 10 mil, por três anos, pagas pelo Ministério da Saúde.

 

O DF receberá, por cada médico, R$ 4 mil do governo federal para arcar com despesas como moradia, alimentação e previdência social.

 

Barbosa participou hoje de uma reunião com o secretário-adjunto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Fernando Menezes, para preparar a chegada dos profissionais ao DF.

 

MÉDICOS ESTRANGEIROS – Embora o DF não receba estrangeiros nesta primeira etapa do programa, a Universidade de Brasília (UnB) participará da acolhida de 215 diplomados no exterior.

 

O processo, que começa dia 26 de agosto, durará três semanas e incluirá aulas e avaliações sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa, o que totaliza uma carga horária de 120 horas.

 

Posteriormente, esses médicos serão encaminhados aos municípios de destino, fora do DF.

 

Gestores e médicos podem se inscrever na segunda fase de inscrição do programa até o dia 30 de agosto. Os selecionados iniciarão as atividades na primeira quinzena de outubro.

 

(B.F./M.M.)