Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
24/08/2013 às 19:04
Pistas sem asfalto receberão material impermeabilizante; resultado será vias sem poeira na seca e sem lama durante as chuvas
BRASÍLIA (24/8/13) – As estradas rurais de terra do Distrito Federal receberão, a partir desta semana, a aplicação de um estabilizador de solo, produto a base de carvão mineral que permitirá mais durabilidade nas boas condições das vias e melhorará os percursos.
“O produto agrega as partículas de terra, com isso, a estrada suporta mais tráfego de caminhões e o solo fica impermeável. O resultado será muito menos poeira na época de seca e estradas sem lama na época das chuvas”, explicou o subsecretário de Desenvolvimento Rural, José Nilton Campelo.
A primeira comunidade rural a receber o benefício será a de Vargem Bonita, no Park Way.
Nesta primeira etapa, 20 km de estradas receberão a aplicação do produto até o fim do ano, para isso, foram escolhidas as rotas de ônibus escolares e as principais vias de escoamento da produção.
BENEFÍCIOS – Culturas de hortaliças, por exemplo, tem que ser lavadas ainda quando estão nas áreas de cultivo, devido à poeira levanta pelos veículos, que prejudica a produtividade e encarece os produtos.
“Esperávamos por uma ação como essa há muitos anos. Muitas propriedades aqui usam estufas, que tinham que ser lavadas, no mínimo, de três em três meses, agora nossos custos com a produção vão diminuir”, comemorou o produtor de hortaliças, Romério de Andrade.
Além do Núcleo Hortícola da Vargem Bonita, os núcleos rurais Jardim 2 e Fazenda Larga, e Almecegas, em Brazlândia, receberão a aplicação do estabilizador de solo.
“A aplicação do produto será feita de maneira planejada e estratégica, conforme sempre orienta o governador Agnelo”, enfatizou o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão.
DURABILIDADE – Com mais durabilidade nas boas condições das estradas rurais de terra do DF, toda a população será beneficiada, pois caminhões e produtos sofrerão menos danos no transporte. Isso contribui para o aumento do custo da produção, e, consequentemente, dos preços dos alimentos.
Estudantes e demais moradores das áreas beneficiadas também sentirão a melhoria, pois não terão que enfrentar lama ou poeira quando transitarem pelas vias.
(L.C/T.V)