25/08/2013 às 17:39

Ceilândia estuda adotar sistema para marcação de consultas médicas

Regional de saúde pretende reduzir tempo de espera de quatro para dois meses

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação/Ses/18/04/2013

CEILÂNDIA (25/8/13) – A Diretoria Regional de Atenção Primária de Ceilândia estuda adotar o sistema de marcação de consultas médicas usado pelos hospitais de Sobradinho e Planaltina desde outubro de 2012 para reduzir de quatro para dois meses o tempo de espera.

“Nos chamou atenção porque eles têm o mesmo número de profissionais que nós, mas o atendimento flui de uma maneira muito mais rápida. Queremos implantar essa ideia aqui, mas precisamos que todos estejam envolvidos”, disse hoje o diretor de Atenção Primária de Ceilândia, Luiz Henrique Orives.

Desde que a nova central de marcação foi colocada em funcionamento nas unidades da região norte, as filas para agendamento de consultas foram zeradas e o sistema on-line trabalha em conjunto com oito centros de saúde.

Nos primeiros 10 meses, mais de seis mil consultas foram agendadas, e foi possível conhecer as necessidades dos pacientes.

“Isso permitiu não só a marcação de consultas por grau de necessidade, mas o desenvolvimento de estratégias para mutirões beneficiando os pacientes e suas necessidades. Nossa meta agora é alcançar um tempo médio de espera de 45 dias”, ressaltou responsável pelo mesmo setor em Sobradinho e coordenador do projeto, Gleiton Lima.

Ele explicou que essa troca de informações é conhecida no mundo da gestão como Benchmarking e “funciona a partir de um método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes e um desempenho superior”.

Gleiton Lima citou ainda que especialidades como otorrinolaringologia e endocrinologia são marcadas, por exemplo, em no máximo 10 dias.

Ceilândia discutirá a adoção do sistema em todas as unidades da saúde da região Oeste do DF.

(I.F/T.V)