27/08/2013 às 21:37

“Gymi” é o nome do mascote da “Gymnasiade”

Nome foi escolhido por alunos dos Centros Olímpicos e dos Centros Interescolares de Línguas do DF

Por Da Redação, com informações da ComCopa e Setur


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (27/8/13)- Alunos e colaboradores dos Centros Olímpicos e dos Centros Interescolares de Línguas do DF elegeram “Gymi” como o nome do quati que será mascote das Olimpíadas Escolares Mundiais (Gymnasiade) que ocorrerão em Brasília, entre 27 de novembro e 4 de dezembro.

“O animal irá representar de forma descontraída e animada o espírito esportivo brasileiro para o mundo”, afirmou o secretário de Esporte, Júlio Ribeiro, hoje, durante a cerimônia na Torre de TV Digital, monumento representado na logomarca do evento.

Ao todo, foram 15 dias de votação, da qual participaram 9.668 pessoas, que ainda tinham como opções os nomes “Oscar” e “Qualé”.

Desse total, 3.583 aprovaram “Gymi”, sugestão da professora de Educação Física, da Secretaria de Educação, Débora Igreja: “Pensei em um nome que tivesse um som e uma pronúncia fácil e que tivesse relação com a competição. Assim, ninguém terá dificuldade em chamar o mascote”.

A expectativa é que as Olimpíadas atraiam para a capital federal 2 mil atletas, com faixa etária entre 14 e 17 anos, de mais de 30 países.

Na cidade, os estudantes, que devem estar matriculados regularmente nos ensinos fundamental e médio, disputarão oito modalidades – atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez.

Seletivas – Levar o Distrito Federal para o pódio é o objetivo de Bruna Lopes, 17 anos, que luta judô desde os 7 anos e foi uma das atletas aprovadas na seletiva regional.

“A seleção foi muito tensa, mas eu estava confiante. Intensifiquei os treinamentos e cuidei do físico e do psicológico. Agora quero chegar ao mundial e representar minha cidade”, disse a estudante, que mora em Samambaia.

As equipes de atletismo e natação serão definidas nos dias 7 e 8 de setembro e, ao final da seletiva regional, serão 100 representantes do DF na peneira nacional, que ocorrerá em Brasília de 12 a 16 de setembro – da disputa, sairão os atletas que defenderão o país na “Gymnasiade”.

(V.R/T.V)