05/09/2013 às 14:22

Saúde monta esquema especial para 7 de setembro

Serão 95 profissionais, 11 ambulâncias e 18 motolâncias que estarão no Desfile da Independência e na área externa do Mané Garrincha

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura – 03/11/2011

BRASÍLIA (5/9/13) – A Secretaria de Saúde preparou um esquema especial de atendimento para o Desfile da Independência e o jogo amistoso entre Brasil e Austrália, neste sábado (7), com 95 profissionais de saúde, 11 ambulâncias e 18 motolâncias.

 

“Estamos escalando equipes e ambulâncias extras para os dois eventos do dia 7 de setembro. Nenhum profissional ou veículo será tirado do serviço de assistência à população para atuar no evento”, destacou o gerente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF), Rodrigo Caselli.

 

Serão montados três postos de atendimento ao longo da Esplanada dos Ministérios, entre a Catedral de Brasília e a Avenida das Bandeiras, com 25 profissionais de saúde.

 

Das 11 ambulâncias do Samu, sete são unidades básicas e quatro avançadas, além das 18 motolâncias no local a partir das 6h, com 70 servidores escalados, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e motoristas.

 

ESTÁDIO – Após o término do desfile, todas as equipes do Samu serão deslocadas para a área externa do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, onde haverá um posto fixo de atendimento médico.

 

“Estamos preparados para atender as ocorrências envolvendo os espectadores do desfile, manifestantes ou torcedores”, ressaltou o enfermeiro do Samu-DF Marcos Machado.

 

Durante os eventos, o Serviço de Atendimento Móvel utilizará um posto móvel de regulação, que abriga a equipe responsável pela coordenação de todo o atendimento de saúde.

 

A unidade é informatizada e tem sistema de rádio que garante a comunicação entre todas as equipes designadas para trabalhar no evento, formadas por médico regulador, rádio operador e enfermeiro.

 

Estarão de prontidão nos dois locais: quatro Unidades de Suporte Avançado, compostas de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; e sete Unidades de Suporte Básico, com enfermeiros e técnicos de enfermagem.

 

HOSPITAIS – Os casos graves, como os neurocirúrgicos, traumas e infartos, serão encaminhados ao Hospital de Base, enquanto as unidades da Asa Norte e Universitário receberão as emergências em clínica médica.

 

O Hospital Materno-Infantil de Brasília atenderá os casos de emergência que envolverem crianças, e os militares e seus familiares serão levados ao Hospital das Forças Armadas.

 

Para evitar problemas de saúde, as pessoas devem estar bem alimentadas antes de seguirem para a Esplanada, usar roupas leves, chapéus e sombrinhas se a temperatura estiver elevada, e não esquecer de tomar os remédios de uso contínuo.

 

Na Esplanada dos Ministérios, o desfile está previsto para começar a partir das 9h, e o jogo amistoso entre Brasil e Austrália, às 16h15.

 

De acordo com o Ministério da Defesa, são esperadas 27 mil pessoas para assistir ao desfile cívico, e, segundo a Confederação Brasileira de Futebol, foram colocados à venda 70 mil ingressos paro o jogo.

 

(L.C/J.S)