07/09/2013 às 16:41, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Desfile do 7 de setembro no DF reúne 15 mil pessoas

O percurso de dois quilômetros do Desfile Cívico reuniu 20 órgãos e entidades militares e civis

Por Fábio Magalhães e Isabel Freitas, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro/GDF – 07/09/2013

BRASÍLIA (7/9/13) – O feriado de 7 de setembro foi comemorado hoje (7) na Esplanada dos Ministérios com o tradicional Desfile Cívico que reuniu cerca de 15 mil pessoas nas arquibancadas para assistir às apresentações de mais de 20 órgãos e entidades em um percurso de dois quilômetros, do Ministério da Justiça até o Teatro Nacional.

 

“É uma data muito especial, que marcou o destino do nosso país. É importante comemorar para mostrar para as novas gerações a importância da data”, reforçou o governador Agnelo Queiroz, que recepcionou a presidenta Dilma Rousseff na cerimônia.

 

O evento começou as 9h15, após a chegada das autoridades e do Fogo Simbólico da Pátria, que foi criado em 1937 e representa o patriotismo. A chama é mantida em Brasília, na Pira da Pátria, na Praça dos Três Poderes.

 

Em seguida, os brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial, veteranos da Força Expedicionária Brasileira, foram homenageados em passeios com veículos da Associação de Colecionadores Velhos Amigos de Guerra, do DF.

 

Neste ano, a Secretaria de Educação apresentou o desfile escolar com o tema Aquarela Brasileira para mostrar, pelas cores, a diversidade do povo e da cultura.

 

Pelo menos dez escolas, entre elas o Centro Educacional 01 do Cruzeiro – a segunda mais antiga de Brasília – participaram da manifestação cívica.

 

“Até a presidenta elogiou os desfiles das escolas. Ela disse que as crianças estavam muito animadas e o desfile foi muito criativo”, contou o chefe do executivo local.

 

As Forças Armadas Brasileiras encerram a cerimônia com honras militares da Marinha, Exército e Força Aérea. Neste ano, não houve apresentação da Esquadrilha da Fumaça, pois os aviões foram substituídos e os pilotos estão em treinamento.

 

“O desfile neste ano foi mais curto, mas prendeu mais a atenção. Mesmo sem esquadrilha, o evento não perdeu o brilho”, enfatizou o governador.

 

Nas arquibancadas, famílias inteiras participaram da celebração. A aposentada Ampara Diniz, 85 anos, assiste ao desfile todos os anos para relembrar o marido, que foi militar do exército e atuou por 30 anos nos Dragões da Independência.

 

“O sangue militar está nas minhas veias porque já participei de muitas manobras acompanhando o meu marido. Já fui a Rondônia, Mato Grosso, sempre nas missões, no meio mato. Assistir ao desfile é uma forma de lembrar tudo o que vivi e lembrar também o meu marido que desfilava todos os anos de forma imponente em cima do cavalo”, comentou.

 

O morador do Paranoá Paulo Cesar Dias, 32 anos, também foi a Esplanada e levou o filho Paulo Henrique, de 5 anos.

 

“É importante ensinar as crianças a ter amor pela pátria desde pequeno. Para que eles tenham mais disciplina, mais respeito às leis e façam um país melhor”, disse.

 

Acompanharam o desfile o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, o vice-presidente Michel Temer, e os ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da Defesa, Celso Amorim.

 

(M.M.)