07/09/2013 às 17:05, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

DF deve conseguir usar 100% dos recursos do FCO em 2013

Essa é a primeira vez em 24 anos que o fundo bate esse recorde e marca o incremento da atividade econômica nos últimos três anos

Por Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (7/9/13) – Pela primeira vez em 24 anos, as empresas do DF devem conseguir usar 100% dos recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Até o momento, 16% da meta de 19% para 2013 já foram contratados para a compra de equipamentos, infraestrutura e geração de empregos.

 

“A busca por recursos mostra que as empresas de Brasília têm potencial de mercado e por isso precisam investir. Os resultados nos deixam ainda mais motivados a trabalhar para que mais empreendimentos tenham acesso ao FCO”, afirmou hoje o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gutemberg Uchôa.

 

A inclusão das empresas de comércio e prestadoras de serviços na carteira de tomadoras de crédito do FCO foi um dos fatores que contribuiu para o uso dos recursos, dado que esse nicho de mercado representa aproximadamente 93% do Produto Interno Bruto (PIB) do DF.

 

Para o coordenador-geral dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Ministério da Integração Nacional, Carlos Henrique Rosa, a grande demanda nos bancos mostra que o empresariado local está satisfeito com o formato e as condições de acesso ao dinheiro.

 

“Isso demonstra o aquecimento da região e o apoio tanto do governo federal quanto do GDF. O DF agora tem capacidade de aplicar todos os recursos e, assim, deixa de repassar dinheiro aos demais estados do Centro-Oeste”, explicou Carlos.

 

Os resultados são apresentados seis meses após o governador Agnelo Queiroz anunciar o apoio aos mecanismos de incentivo ao uso do financiamento por parte dos empreendedores do DF, como, por exemplo, a execução do FCO Itinerante.

 

Na época, durante entrevista coletiva em seu gabinete, o governador falou das vantagens do Fundo, como as baixas taxas de juros (3,5% ao ano) e a carência para a quitação do financiamento, que é de 360 meses.

 

“O FCO é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da economia do DF. É um recurso fundamental para distribuição de renda, por isso estamos trabalhando para facilitar ainda mais o acesso dos empreendedores aos recursos”, explicou Agnelo.

 

PROCEDIMENTO – Qualquer empresário em dia com suas obrigações pode ter acesso ao FCO. Para isso, o empreendedor precisa procurar uma das agências do Banco do Brasil (BB), do Banco de Brasília (BRB) ou do Bancoob e seguir os procedimentos pedidos.

 

O FCO foi criado em 1989 para atender as demandas de recursos financeiros das empresas que desenvolvem atividades produtivas na região Centro-Oeste, e os prazos para a quitação dos empréstimos variam de acordo com a linha e a finalidade do financiamento.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é o órgão do GDF responsável pelo gerenciamento do Fundo no DF. A pasta tem trabalhado para acelerar a velocidade na tramitação dos processos para o acesso rápido dos empresários aos mecanismos de crédito do FCO.

 

(K.I./M.M.)