07/09/2013 às 23:32

GDF garante segurança no desfile cívico e no jogo Brasil x Austrália

Militares trabalharam em conjunto para garantir tranquilidade dos cidadãos nos eventos deste sábado

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Mariana Raphael – 07/09/2013

BRASÍLIA (7/9/2013) – O trabalho conjunto das forças de segurança, neste sábado (7), garantiu a tranquilidade das 15 mil pessoas que participaram do desfile 7 de setembro e dos 40 mil torcedores que assistiram ao amistoso Brasil x Austrália, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

 

“Mais uma vez Brasília serve como modelo a ser seguido por outros estados. Com toda a expectativa de manifestações na capital do país, nosso saldo foi absolutamente positivo”, destacou hoje o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

 

Segundo o comandante geral da PMDF, Jooziel de Melo Freire, 4 mil homens da corporação atuaram durante todo o dia, de forma revezada, na área central de Brasília.

 

Além disso, o trabalho da inteligência da polícia apreendeu, desde quinta-feira (5), diversos materiais que seriam utilizados na manifestação, entre eles, três contêineres com pedras, duas máscaras de gás, barras de ferros e 500 pneus.

 

“Essa atuação preventiva garantiu que não tivéssemos graves ocorrências e que não houvesse maiores danos ao patrimônio público”, complementou Freire.

 

A manifestação, que partiu da Biblioteca Nacional e seguiu até a Esplanada dos Ministérios – e, ainda, tentou acessar o estádio–, foi contida, inclusive, com jatos d´água, o que evitou que a polícia usasse outros equipamentos mais agressivos.

 

“Nós tivemos que conduzir à Delegacia de Polícia Especializada (DPE) 35 adultos e 15 adolescentes, dos quais sete responderão por dano ao patrimônio público, desacato à autoridade e dano ao patrimônio público e privado”, contabilizou o secretário.

 

A Polícia Civil também informou que, no momento do jogo, um cambista e uma pessoa alcoolizada foram encaminhadas a DPE. Além disso, durante a revista de acesso à arena, foram apreendidos alicates, talhadeiras e canivetes.

 

Além disso, foram realizados oito atendimentos pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que permaneceu com 124 militares no estádio e 62 militares na Esplanada, em aproximadamente 25 viaturas.

 

(M.M.)