07/09/2013 às 19:04

Nova central de monitoramento de segurança entra em fase de teste

Espaço possui telão que recebe imagens em tempo real das câmeras instalas pelo DF

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura – 07/09/2013

BRASÍLIA (7/9/13) – Entrou hoje (7) em funcionamento, em fase de teste, a Central Integrada de Monitoramento e Controle da Secretaria Segurança Pública (SSP), que recebe imagens em tempo real das câmeras espalhadas pelo DF em um telão de aproximadamente 5m x 13m.

 

“Quando esse novo sistema estiver em pleno funcionamento, vamos acompanhar em tempo real todos os acontecimentos e diminuir o tempo de comunicação entre os órgãos de segurança e áreas essenciais do governo para intervir rapidamente de forma integrada”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

 

A sala de operações, instalada em um espaço de 1.000 metros quadrados no prédio do órgão, possui 50 telas de 60 polegadas que transmitem imagens em alta resolução dos cerca de 50 equipamentos de monitoramento da área central de Brasília.

 

A central será interligada às 835 câmeras em fase de instalação no DF, além de outras 764, em processo de licitação.

 

“Esse sistema também aumentará o desempenho e a rapidez de deslocamento das tropas da Polícia Militar em casos emergenciais, como manifestações”, enfatizou o comandante geral da PMDF, Jooziel de Melo Freire.

 

Outra novidade é o Datacenter, que reunirá bancos de dados da Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Corpo de Bombeiros. Com isso, os 65 operadores das áreas de segurança e de demais áreas essenciais poderão acessar qualquer informação durante a execução dos trabalhos.

 

A central, com internet wi-fi, também foi projetada para implantação de um novo sistema de rádio, que será operado conjuntamente por todas as forças de segurança.

 

A ideia é que as informações sobre acidentes, colisões entre veículos, atropelamentos e outras ocorrências sejam repassadas ao mesmo tempo a todos os órgãos para que intervenham rapidamente.

 

A previsão é que a estrutura esteja em pleno funcionamento até março de 2014, quando passará a funcionar diariamente durante 24 horas.

 

(M.M.)