08/09/2013 às 20:58

Defensoria oferece curso gratuito de direito para alunos surdos

Segunda turma do curso começará amanhã (9) e contará com 50 alunos

Por Da Defensoria Pública


. Foto: Mariana Raphael – 24/07/2013

 BRASÍLIA (8/9/13) – Mais uma turma formada por alunos surdos participará, a partir de amanhã (9), do projeto “Conhecer Direito Acessível”, que tem como objetivo preparar os estudantes para o vestibular e concursos públicos com aulas de direito administrativo, civil, constitucional e penal, além de língua portuguesa.

 

“A versão acessível do projeto é importante porque é uma medida inclusiva que provoca a justiça, já que a educação em Direitos é o primeiro passo rumo à cidadania plena”, explica o diretor da Escola de Assistência Jurídica (Easjur), Évenin Ávila.

 

A turma, a segunda do curso, é formada por 50 alunos e conta com a presença de instrutores especializados na Língua Brasileira de Sinais (Libras); eles repassam em tempo real o conteúdo ministrado pelo professor e servem como mediadores na sala de aula.

 

O projeto gratuito da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), criado em 2012, visa a auxiliar pessoas com surdez na compreensão de aulas de direito oferecidas por especialistas na área e conta, ainda, com a participação de defensores públicos.

 

(K.I./M.D.)