Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/09/2013 às 19:13
Classes Hospitalares da SES oferecem acompanhamento educacional
BRASÍLIA (11/9/13) – Crianças hospitalizadas, por longos ou curtos períodos, nas unidades pediátricas dos hospitais da Secretaria de Saúde, mantêm os estudos em dia com atividades realizadas na classe hospitalar, local que conta com o apoio da Secretaria de Educação e garante acompanhamento pedagógico até a alta.
“Quando o paciente é admitido na classe hospitalar, entramos em contato com seu professor. Nesse momento são repassadas todas as informações sobre o nível de aprendizado do aluno para, assim, propormos as atividades que serão trabalhadas durante o período de internação”, explicou a professora Érika Mariana Gomides, responsável pela classe hospitalar do Hospital do Gama.
De acordo com a docente, quando não é possível estabelecer o contato com a escola –quando o paciente reside fora de Brasília– a criança é avaliada para que sejam trabalhados os conteúdos necessários, de forma diversificada, para que todos se sintam acolhidos.
Alba Francisca de Sá, mãe de Isadora Luíza, de 11 anos, disse que neste ano a filha já passou por quatro internações. “Com o ensino dentro do hospital, ela tem a possibilidade de continuar estudando sem interromper as atividades que estava realizando na escola”, avaliou.
O pediatra Marcus César Petindá Fonseca relata que para crianças e adolescentes o ambiente hospitalar é estressante porque está relacionado à dor, frustrações e sofrimentos, e o serviço oferece, além dos conteúdos escolares, momentos de lazer e descontração onde o paciente encontra forças para reagir à doença.
Érika Gomides acrescenta que o trabalho também auxilia no estreitamento das relações familiares. “Muitas das atividades que são realizadas na classe hospitalar estimulam a participação dos pais. Isso proporciona um vínculo mais afetivo, uma vez que eles estão perto da criança nas tarefas.”
Além do acompanhamento pedagógico são realizadas atividades, como pinturas, trabalhos com colagem e dobraduras, desenhos livres, desenhos temáticos, jogos, literatura, música, mostra de filmes, entre outras.
(K.I/T.V)