12/09/2013 às 18:30

Vistoria descarta abalo em estrutura do Anexo do Buriti

Análise encomendada pela Novacap constatou pequenas fissuras, que serão corrigidas, sem ameaça à segurança estrutural do prédio

Por Helton Oliveira, com informações da Seplan


. Foto: Mary Leal – 31/08/2011

 BRASÍLIA (12/9/13)- Vistoria contratada pela Novacap concluiu que está descartada a existência de danos estruturais no Anexo do Buriti, mas o prédio deverá passar por reformas pontuais, que estão em fase de projeto e têm valor estimado em R$500 mil.

 

Após mais de 160 testes diferentes, tanto de conservação e durabilidade da estrutura quanto de resistência e capacidade de suportar peso, foram identificadas apenas pequenas fissuras e desplacamento de concreto, problemas considerados manifestações patológicas, mas sem comprometimento à segurança estrutural.

 

“Essas manifestações patológicas observadas são resultado da ausência de manutenção adequada no edifício, desde sua inauguração na década de 70”, ponderou o diretor de Administração do Anexo do Buriti, Rafael Cavalcante.

 

A reforma, que ainda depende de licitação, abrangerá a substituição de ancoragens de armaduras ao concreto; impermeabilização e reforço estrutural de vigas, lajes e pilares; e pintura protetora nas escadas externas de emergência.

 

Cavalcante explicou, ainda, que o estudo realizado pela empresa Progescon recomenda a recuperação desses elementos estruturais, porque, a médio e longo prazos, a falta de manutenção pode levar a estrutura a níveis de segurança inferiores ao mínimo necessário.

 

ESPELHO D’ÁGUA- Ainda está em curso outra análise, encomendada pela Novacap, sobre a laje de concreto entre o espelho d’água e a garagem, ambos na área externa do Anexo, sem ligação com a estrutura do edifício, e que estão interditados.

 

Segundo estudos preliminares, a laje deve ser demolida para ser substituída por uma nova. “Faltam apenas o orçamento e o cronograma para em seguida lançarmos a licitação dessa obra”, afirmou o diretor de Administração do Anexo do Buriti.

 

Sem valor definido até agora, esse reparo na laje será feito com outras obras, como reforma dos banheiros, rede elétrica, instalações de prevenção e combate a incêndio, escadas e instalações para água da chuva, além do revestimento externo dos pilares da fachada.

 

(H.O./M.D.)