14/09/2013 às 19:02

Dossiê para Brasília sediar Universíade será apresentado em Bruxelas

Governo local e federal mostrarão hoje a documentação na Bélgica, a fim de detalhar as ações necessárias para a capital realizar o evento

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Esportes


. Foto:Divulgação

BRASÍLIA (14/9/13) – O dossiê com as ações necessárias para Brasília sediar a Universíade em 2019 – maior evento esportivo universitário do mundo – será apresentado hoje pelo governo local e federal em Bruxelas, na Bélgica.

“Brasília, como cidade candidata, agora conhece com detalhes o que leva uma candidatura a se tornar vitoriosa. O que era uma perspectiva no processo de candidatura para 2019, hoje é uma realidade”, afirmou o secretário de Esporte, Julio Ribeiro.

A capital federal concorre com as cidades de Baku, no Azerbaijão, e Budapeste, na Hungria, para ser a sede da Universíade 2019.

Em outubro o Brasil receberá a visita dos organizadores do evento para conhecer as instalações esportivas de Brasília, e em novembro será divulgada a cidade vencedora.

Além do secretário de Esporte, também apresentarão o dossiê o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli, e o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral.

EXPERIÊNCIA – Em julho o secretário de Esporte do DF esteve em Kasan, na Rússia, para acompanhar a movimentação da edição 2013 do evento.

Durante a viagem, visitou a vila olímpica da Universíade 2013, construída para abrigar até 15 mil pessoas, entre atletas e equipes técnicas.

Também aproveitou o momento para firmar parceria com a CBDU e a Federação Internacional do Desporto Universitário (Fisu), no sentido de buscar o apoio das entidades para o melhor desenvolvimento da prática esportiva no Brasil e, principalmente, na capital.

UNIVERSÍADE – O evento reúne, a cada edição, aproximadamente 12 mil atletas universitários, entre 17 e 28 anos, de mais de 100 países.

Os jogos acontecem desde 1923 e foram sediados apenas uma vez no hemisfério sul, em 1963, na cidade de Porto Alegre (RS).

(L.C/T.V)