14/09/2013 às 12:05

Policiais e movimentos sociais serão treinados para resolver conflitos

Seminário que discutirá o uso da mediação oferece 200 vagas

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Governo


. Foto: Brito – 11/04/2012

BRASÍLIA (13/9/13) – Policiais e líderes de movimentos sociais participarão, nos dias 16 e 17 de setembro, no Centro Cultural de Brasília, de minicursos voltados à mediação de conflitos, instrução que faz parte da programação do “1º Seminário Distrital de Mediação de Conflitos” e que oferece 200 vagas.

 

“Os conflitos são naturais na sociedade, mas a solução deve vir sempre de forma pacífica. É orientação do governador que os problemas sejam resolvidos sempre por meio do diálogo e o objetivo desse seminário é difundir cada vez mais essa ideia”, frisou o secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon.

 

O seminário contará com a presença de especialistas, gestores, juristas e representantes da sociedade civil e é aberto à população, porém, mediante inscrição que pode ser feita pela internet ou presencialmente, no dia do evento.

 

EXPERIÊNCIA – O uso de negociação e do diálogo têm sido prioritário no GDF. Entre as experiências de sucesso de diálogos de grupos da sociedade civil e representantes do Estado, viabilizadas pelo GDF, destacam-se o “Grupo de Trabalho do Lago Paranoá” (GT do Lago) e o “Fórum de Reforma Agrária”.

 

Com o “GT do Lago”, a preocupação foi definir o uso ordenado do Lago Paranoá, com o objetivo de garantir a segurança da população que o utiliza. Após audiências e consultas públicas, com a participação de usuários, integrantes da sociedade e do governo, foi elaborada a minuta de projeto de lei, já encaminhada à Câmara Legislativa, que vai regulamentar o uso racional e seguro do local.

 

O “Fórum de Reforma Agrária”, por sua vez, foi criado em maio de 2012 e conseguiu aproximar os diversos órgãos e a população agrária, e regulamentar a Lei 1.572/97 que criou, no âmbito distrital, o “Conselho de Política de Assentamentos Rurais” e o “Programa de Assentamento de Trabalhadores Rurais”.

 

Serviço

“1º Seminário de Mediação de Conflitos”

Data: 16 e 17 de setembro

Horário: A partir das 9h

Local: Centro Cultural de Brasília, SGAN

Quadra 601, Conjunto B, L2 Norte

Inscreva-se: http://goo.gl/vFuT1u

Mais informações: 3961-1512

(F.M./M.M.)