16/09/2013 às 19:25

Pacientes receberão orientações sobre uso de medicamentos

Novo serviço é oferecido no centro de saúde de Taguatinga

Por Da Redação, Com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

TAGUATINGA (16/9/13) – Os pacientes do Centro de Saúde nº 01 de Taguatinga receberão orientações sobre o uso de medicamentos, com um novo serviço lançado este mês para atingir melhores resultados em tratamentos de saúde.

 

“Com a orientação profissional de como tomar o remédio, o paciente pode ter um controle maior da patologia, além de evitar possíveis complicações”, disse hoje (16) o coordenador-geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira.

 

O trabalho será de responsabilidade da equipe da Atenção Farmacêutica da unidade, localizada na QNG, Área Especial 18/19, e funcionará da seguinte forma: após pegar o medicamento na farmácia, o paciente será orientado por um médico, enfermeiro, farmacêutico ou nutricionista sobre os motivos do uso do remédio.

 

Os profissionais também explicarão a importância de associar o uso dos remédios com alimentação correta e prática de atividades físicas.

 

“Descobri há pouco tempo que sou diabético e desde então estou fazendo o tratamento no posto. Agora, além dos remédios, aparelhos e seringa, recebo a orientação dos profissionais de como devo me cuidar. Me sinto muito bem, até consigo me alimentar, antes nem isso eu estava fazendo”, relatou o paciente Raimundo Araújo de Sousa, 42 anos, morador da cidade.

 

Segundo a farmacêutica responsável pelo atendimento, Ana Motta, um dos benefícios da orientação e acompanhamento farmacêutico é ajudar o paciente a entender a doença e como tratá-la.

 

“A orientação farmacêutica completa o atendimento clínico. O paciente passa a compreender o que ele sente e como usar os remédios de forma correta para combater a doença”, reforçou.

 

O atendimento na Atenção Farmacêutica ocorre quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, e o paciente é selecionado pela equipe multidisciplinar.

 

Desde a implantação do acompanhamento, no início de setembro, dez pacientes foram atendidos.

 

(I.F./M.M.)