18/09/2013 às 18:37

Lago Paranoá passa por fiscalização

Técnicos farão vistorias para identificar lançamento irregular de esgoto e capitação clandestina de água

Por Da Redação, com informações do Ibram


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (18/9/13) – O Lago Paranoá recebe, de hoje a sábado, ações de fiscalização e limpeza, realizadas por órgãos do GDF, com apoio de 80 detentos da Funap (Fundação de Amparo ao Preso Trabalhador) e escolas de mergulho. A iniciativa faz parte da Semana do lago limpo.

 

A fiscalização, que conta com auditores fiscais do Ibram e da Adasa, será feita de hoje até sexta-feira (20), em todo o lago, para identificar captação irregular de água e lançamento de esgoto e contará com a participação da Polícia Militar Ambiental.

 

Os trabalhos de retirada de lixo da borda, que passarão pelo Bosque do Ibram, Ponte das Garças e QL 24, serão realizados na quinta (19) e sexta-feira (20), de 9h as 16h.

 

No sábado (21), duas escolas de mergulho –Scubadu e Mergulho e Cia- levarão seus alunos para fazer a limpeza debaixo d’água. O encontro será de 9h as 14 hs, no Pontão do Lago Sul, onde também haverá ações educativas promovidas pela Superintendência de Recursos Hídricos da Adasa.

 

Nesta ação, os órgãos do GDF farão a abertura das comportas para limpar a camada superficial do lago que, segundo os técnicos, contribui para melhorar a qualidade da água. A cota mínima será preservada até 1º de outubro, quando o nível da água voltará a subir gradativamente.

 

A operação é realizada estrategicamente no fim do período de estiagem em Brasília, quando a água do lago atinge o menor nível -999,8 milímetros.

 

(F.M./M.D.)