19/09/2013 às 17:50

GDF lança campanha de combate à dengue

Nesta edição, estudantes atuarão com a comunidade do DF para fazer trabalho de prevenção à doença

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro/GDF – 19/09/2013

BRASÍLIA (19/9/13) – O Distrito Federal iniciou hoje a campanha de prevenção à dengue, ação integrada de governo que, nesta edição, prevê a formação de agentes mirins e a distribuição de 100 mil kits educativos a alunos do ensino fundamental na faixa etária de 8 a 11 anos.

 

“O foco da nossa campanha é evitar que as pessoas adoeçam e conscientizar que essa luta é um dever de todos. Esta é uma campanha de valorização da vida e não podemos permitir óbitos de uma patologia que pode ser evitada”, destacou o governador Agnelo Queiroz.

 

Para auxiliar nas ações, as secretarias de Saúde e de Educação firmaram parceria em que alunos de 18 a 29 anos receberam treinamento para atuarem como agentes de mobilização ambiental em escolas. A função desses estudantes é transmitir informações sobre a doença e fazer a prevenção.

 

Para atingir toda a população, a campanha contará com anúncio em jornais, distribuição de folders e cartazes em vários pontos do DF, utilização de mídia alternativa e veiculação de publicidade de 30 segundos em rádio e TV.

 

“Nesse tempo em que antecede o período de chuvas, intensificamos nossa campanha para que toda a comunidade abrace a causa. A dengue teve um aumento no DF e no Brasil inteiro, e com essas ações queremos, no próximo ano, diminuir os índices”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

 

Na área de prevenção, o GDF mapeará as regiões administrativas, visitará residências, e realizará mutirão de coleta, entre outras ações.

 

No eixo de assistência, a Secretaria de Saúde fará exames rápidos de diagnóstico de dengue, além do tratamento e internação e, quando necessário, a montagem de hospitais de campanha.

 

Para todo esse trabalho, a pasta pretende contratar 460 novos agentes da Vigilância Sanitária.

 

O lançamento do “Plano Distrital de Comunicação e Manejo Ambiental – Prevenção à Dengue 2013/2014” foi feito hoje durante solenidade no Palácio do Buriti, ocasião em que servidores integrantes do grupo de teatro da diretoria de vigilância ambiental fizeram uma apresentação compacta do que é apresentado nas escolas.

 

O plano prevê a distribuição dos kits, compostos por cartilha, folder, adesivo, passatempo, ímã de geladeira com foto quebra-cabeça. Os alunos farão projetos de prevenção e as melhores iniciativas serão premiadas com equipamentos doados pela Receita Federal.

 

(M.M.)