19/09/2013 às 15:21

Seops apreende quase 15 mil mídias em operação antipirataria

Ação percorreu sete cidades

Por Da Seops


. Foto: Flávio Novais

 BRASÍLIA (19/9/13) – Aproximadamente 15 mil mídias piratas foram recolhidas em sete cidades fiscalizadas pela Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) na última quarta-feira (18) numa operação de combate à venda de CDs e DVDs falsificados. A informação foi divulgada hoje pela pasta.

 

“São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Riacho Fundo II, Samambaia, Recanto das Emas e Gama estão entre as áreas vistoriadas porque, segundo o nosso levantamento, são os locais onde há venda de produtos piratas nesse período”, explicou o subsecretário de Operações da Seops, Carlos Alencar.

 

A fiscalização contou com duas equipes, que atuaram nas áreas próximas aos comércios, entre 16h e 20h30. O primeiro grupo recolheu 1,1 mil mídias em São Sebastião, três mil no Paranoá e 1,1 mil no Itapoã.

 

À noite, a outra equipe apreendeu 890 unidades no Riacho Fundo II, 3.270 em Samambaia, 1.570 no Recanto das Emas e 3,5 mil no Gama.

 

Os vendedores do produto ilegal fugiram quando perceberam a chegada da fiscalização. Caso fossem pegos, poderiam ser autuados em flagrante pelo crime de violação do direito autoral, previsto no Artigo 184 do Código Penal, que prevê pena de dois a quatro anos de reclusão, além de multa.

 

As mídias falsificadas recolhidas durante a operação serão levadas a uma cooperativa de reciclagem da Estrutural, onde serão destruídas e depois aproveitadas como enchimento para estofados.

 

ESTATÍSTICAS – De janeiro a agosto deste ano, o Comitê de Combate à Pirataria, coordenado pela Seops, apreendeu em todo o DF 752.526 mídias piratas e prendeu mais de 100 pessoas envolvidas nesse tipo de crime.

 

Em todo o ano de 2012, mais de 1,2 milhões de CDs e DVDs foram recolhidos em todo o Distrito Federal e 183 pessoas acabaram presas pelo delito.

 

(M.D.)