Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
20/09/2013 às 17:58
Trabalhadores reivindicaram compensações financeiras pelo encerramento das atividades do Lixão da Estrutural
BRASÍLIA (20/9/13) – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recebeu hoje (20) para um café da manhã, na residência oficial, representantes de cooperativas de catadores, que reivindicaram uma compensação financeira pelo futuro fechamento do Lixão da Estrutural e um pagamento pelos serviços ambientais prestados.
“O governador expressou compromisso com a mudança completa da realidade dos catadores, por meio de políticas públicas, e não benefícios pontuais”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF, Daniel Seidel, que participou a reunião.
Seidel afirmou que até o final de outubro um grupo de trabalho deve terminar um estudo sobre como fazer o pagamento pelos serviços ambientais prestados pelos catadores, uma vez que eles reciclaram o lixo que seria enterrado por empresas contratadas pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF.
O governo também prevê estudar uma forma de compensar os catadores pelo fechamento do lixão. “Comprovar esses valores é algo muito sério. É necessário criar critérios muito precisos, para não cometer nenhuma injustiça. Também é preciso decidir de onde virão os recursos”, disse o secretário.
Seidel explicou que há formas de repassar aos catadores parte de recursos provenientes da nova destinação do espaço, que pode ser utilizado para exploração de gás ou mineração. Esse segundo estudo deve ser concluído até o fechamento do lixão.
O governo prevê, ainda, a construção de 12 galpões de triagem de resíduos. O dinheiro para as obras foi disponibilizado ao GDF pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) na semana passada, durante a “1ª Conferência Regional do Meio Ambiente”, realizada em Brasília.
Estavam representadas na reunião 31 das 35 cooperativas de catadores do DF.
(B.F./M.M.)