23/09/2013 às 19:01

Empreendedorismo é tema de curso para jovens do sistema socioeducativo

Instrução é oferecida três vezes por semana e será encerrada no início de outubro

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Criança


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (23/9/13) – Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Semiliberdade de Taguatinga Sul participam, até 2 de outubro, de um curso de empreendedorismo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A instrução auxilia os alunos na administração de recursos obtidos com o projeto de horticultura da Secretaria da Criança.

 

“O curso é um incentivo e ajuda na educação deles (detentos), que aprendem um ofício e, futuramente, até podem trabalhar por conta própria quando cumprirem suas medidas socioeducativas”, explicou hoje o coordenador do projeto, João Márcio Costa.

 

O projeto de horticultura “Semeando a Ressocialização” é oferecido, atualmente, três vezes por semana a oito jovens, na faixa etária de 12 a 17 anos. Eles fazem atividades em três hortas, duas vezes por semana, e se dedicam à plantação de rúcula, alface, pimentão, cenoura, beterraba, cebolinha e coentro.

 

Ao participarem dessa atividade, os adolescentes aprendem a fazer o preparo da terra, plantar, cultivar e comercializar os produtos.

 

Metade de todo o valor obtido com a iniciativa é destinado aos próprios jovens, e o restante é investido em manutenção e compra de materiais.

 

“Tivemos avaliações positivas dos jovens que participam dos cursos. Eles passam a conhecer o trabalho no campo e descobrem uma nova oportunidade, em um mercado que cresce muito, mas carente de mão de obra”, disse a coordenadora do Pronatec/Senac, Simone Silva Simone.

 

Esse curso integra um leque de outros oferecidos durante este ano a adolescentes do sistema socioeducativo, em uma parceria do Senar com a Secretaria da Criança, sobre horticultura e viveiro, nas unidades de internação do Plano Piloto, Planaltina e Recanto das Emas e Taguatinga.

 

(F.M./M.M.)