23/09/2013 às 22:01

Hemocentro precisa de todos os tipos de sangue

Doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h

Por Da Redação, com informações do Hemocentro


. Foto: Lula Lopes – 11/01/2013

BRASÍLIA (23/9/13) – A Fundação Hemocentro de Brasília necessita com urgência de todos os tipos sanguíneos para garantir o estoque que atende os pacientes internados nos hospitais e aqueles que estão em situações de emergência.

 

As doações podem ser feitas de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, no próprio Hemocentro, no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, perto do HRAN.

 

Durante todo o ano, o órgão necessita diariamente de 250 candidatos à doação de sangue para manter os estoques estratégicos.

 

Doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano, e as mulheres, até três vezes.

 

O Hemocentro informa que as plaquetas, um elemento do sangue essencial em tratamentos oncológicos e a pacientes que foram submetidos a transplante de órgãos, por exemplo, duram apenas quatro dias, e por isso as doações precisam ser feitas com regularidade.

 

O Hemocentro de Brasília é responsável pela coleta e distribuição de sangue e hemocomponentes para a rede pública de saúde do DF, que inclui o Hospital Universitário, Hospital das Forças Armadas e Hospital da Criança, além de hospitais privados.

 

O doador deve estar saudável, ter entre 16 e 67 anos e pesar acima de 50 quilos. No ato do cadastro, é necessário apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional.

 

A doação pode ser agendada pelo telefone 160, opção 2.

 

Dúvidas sobre doação de sangue podem ser esclarecidas pela página www.hemocentro.df.gov.br ou pelo Disque-Saúde – 160, opção 2.

 

(J.S)