23/09/2013 às 20:19

Mutirão de combate à dengue no Paranoá inclui retirada de entulhos

Caminhões passarão nas ruas para recolher objetos que poderiam servir de criadouro para mosquito Aedes aegypti

Por Da Redação, com informações da Administração do Paranoá


. Foto: Divulgação

PARANOÁ (23/9/13)- Começou hoje, no Paranoá, um mutirão de limpeza para combater a dengue, por isso os moradores foram convidados a colocar para fora das casas materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, como pneus, madeira, vasos, ferros e móveis velhos.

 

“Tudo, menos entulho e lixo”, avisou o administrador regional da cidade, Cezar Lopes, ao explicar que equipes da administração, do SLU, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde e outros órgãos ligados ao combate à dengue passarão nas ruas para recolher o material.

 

A operação percorre as quadras 29, 31 e 33 até sexta-feira (27) e tem como objetivo evitar a proliferação do mosquito da dengue.

 

“Estamos preparando uma área de transbordo para a destinação dos entulhos e lançaremos no próximo mês duas campanhas de conscientização sobre a importância da limpeza da cidade”, destacou Cezar Lopes.

 

RISCO- O Paranoá teve 82 casos confirmados da doença no primeiro semestre deste ano, segundo a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, que ainda fez o levantamento geral na cidade para descobrir os locais com maior número de casos.

 

A região foi dividida por zonas, e as quadras atendidas pelo mutirão nessa semana (29, 31 e 33) fazem parte da Zona 6, que teve 11 casos confirmados neste ano.

 

A preocupação da administração regional é maior porque a região administrativa vizinha (Itapoã) teve 228 casos de dengue confirmados em 2012.

 

Pela proximidade das cidades, o trabalho de prevenção será desenvolvido em conjunto, de acordo com o Núcleo Regional de Vigilância Ambiental do Paranoá.

 

“Se todos colaborarem, com certeza, teremos menos casos da doença”, alertou o chefe do núcleo, Tiago Carvalho.

 

(H.O/J.S)