" /> ">

24/09/2013 às 10:32

Atendimento especializado a alunos com deficiência

“Viver sem Limite-DF”: salas de recursos multifuncionais instaladas em escolas públicas complementam ensino regular

Por Da Casa Civil


. Foto:Ascom/Casa Civil do DF

BRASÍLIA (24/9/13) – Os estudantes com deficiência, matriculados nas escolas públicas do DF, têm a chance de aprimorar o aprendizado que recebem nas turmas regulares a partir das diretrizes do programa “Viver sem Limite-DF”, que oferece o atendimento em 291 salas de recursos multifuncionas.

 

“Eu amo isso aqui. O apoio é ótimo, meus professores são atenciosos e tenho muito interesse em aprender”, contou hoje Geovane Alziro, de 20 anos, que possui deficiência visual.

 

Aluno do 3º ano do ensino médio do Setor Leste, na Asa Sul, o jovem considera tais espaços essenciais para o aprendizado diário.

 

As salas de recursos multifuncionais oferecem, em turno contrário à aula regular, atendimento educacional especializado complementar ou suplementar e têm como público-alvo alunos com deficiência matriculados em turmas regulares de escolas públicas da capital do país.

 

O objetivo é facilitar o aprendizado dos estudantes no que diz respeito aos meios, modos e formatos de comunicação e de acesso à informação e ao conhecimento.

 

Para isso, as salas têm equipamentos e materiais pedagógicos e de acessibilidade destinados a atender às especificidades de cada um.

 

Professores treinados – As atividades são aplicadas por profissionais com preparo específico, selecionados pela Secretaria de Educação, que ofereceu curso a cerca de mil professores lotados nas salas de recursos multifuncionais.

 

Um dos ex-alunos desse curso é o professor Renato Moraes, que trabalha com alunos com deficiência visual há 20 anos.

 

Atualmente, ele faz parte da equipe do Centro de Ensino Médio Setor Leste, que atende mais de 25 alunos com diferentes deficiências.

 

Para o professor, a tecnologia é uma grande aliada e mudou o cenário de anos atrás. “Há uma década, só usávamos a máquina de escrever em braile, isso para quem tinha acesso”, conta.

 

“Hoje, recebemos livros digitais com som, além dos programas instalados nos computadores, que permitem aos alunos o acesso a tudo que nós temos”, comemora Moraes.

 

Aluno de Renato, Geovane Alziro comprova o que diz o mestre, e já lê em braile rapidamente e escreve com habilidade.

 

Para ele, usar o computador não tem segredo: “Além de estudar, entro na internet e posso conversar com meus amigos e até acessar vídeos”, conta.

 

Viver Sem Limites – Iniciadas em 2005, as salas de recursos multifuncionais fazem parte de um dos 35 projetos incluídos no “Plano Viver sem Limite-DF”, que será apresentado para consulta pública nos próximos dias.

 

A coordenação do plano está a cargo da Casa Civil da Governadoria e da Secretaria de Justiça.

 

Elaborado pelo Grupo de Articulação e Monitoramento da Política Pública para as Pessoas com Deficiência, tem como objetivo qualificar as políticas públicas de inclusão para garantir a integração de programas e ações que proporcionem, de forma igualitária, os direitos das pessoas com deficiência.

 

Os projetos que integram o plano são divididos em quatro eixos: inclusão social, educação, saúde e acessibilidade. “Aderimos aos projetos do Governo Federal, consolidamos os que já estavam em andamento no GDF e incluímos novos”, explicou a servidora da Casa Civil Jeanne Lina, coordenadora do Viver Sem Limite-DF.

 

SERVIÇO:

Salas de recursos multifuncionais

Quando: Sempre no turno contrário ao da turma regular

Onde: Em escolas públicas das 31 regiões administrativas do DF

Quem pode participar: Alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados em turmas regulares de escolas públicas. O estudante pode participar das atividades em escola diferente da que estuda

Como participar: Basta procurar a escola mais próxima. Se a instituição não contar com sala de recursos multifuncionais, o interessado será informado sobre a escola mais próxima que possui o espaço

 

(J.S)