30/09/2013 às 14:51

Centro socioeducativo de São Sebastião é ampliado

Espaço recebeu nova ala, com investimento de R$1,4 mil

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro/GDF – 30/09/2013

 SÃO SEBASTIÃO (30/9/13) – O Centro Socioeducativo Amigoniano (Cesami), em São Sebastião, ampliou a capacidade de atendimento para adolescentes que cumprem internação provisória de 120 para 180. O novo espaço foi inaugurado hoje pelo governador do DF, Agnelo Queiroz.

 

A nova ala, que custou R$1,4 mil contempla quatro salas de aula, duas de atendimento, dois alojamentos com 15 quartos duplos, quadras de esporte e de areia.

 

“Tivemos coragem de enfrentar 20 anos de descaso nesse setor. Melhorar o sistema socioeducativo é uma decisão política. Queremos adotar medidas para reintroduzir jovens na sociedade e não repetir um modelo ineficiente”, disse o governador.

 

Os jovens são atendidos por diversos profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais e psiquiatra. Também recebem atendimento médico e odontológico.

 

“Queremos levar educação integral a esses jovens. É isso que os ressocializa. Eles saem do quarto de manhã e só voltam à noite”, disse a secretária da Criança, Regiane Pitanga.

 

A gestão é compartilhada pelo GDF, por meio da Secretaria da Criança, e a Congregação dos Religiosos Terciários Capuchinhos de Nossa Senhora das Dores.

 

O Cesami foi criado há 10 anos para atender jovens em conflito com a lei, que permanecem na unidade por até 45 dias, enquanto aguardam audiência judicial. Os adolescentes, entre 12 e 17 anos, estudam, participam de oficinas ocupacionais de serigrafia, artesanato e informática, e praticam esportes.

 

Novas unidades estão em construção em Brazlândia, São Sebastião e Santa Maria. A conclusão das obras permitirá a desativação da Unidade de Internação do Plano Piloto, antigo CAJE. Serão construídas mais sete unidades até dezembro de 2015: Sobradinho, Ceilândia, Samambaia, e a Unidade de Internação Feminina do Gama.

 

“No início desta semana, ordenei uma série de medidas para desativar o antigo CAJE e reformar completamente o sistema socioeducativo do Distrito Federal”, disse o governador.

 

PIONEIRISMO – Com a conclusão das obras, o DF será a primeira unidade da Federação a ter sistema socioeducativo no padrão exigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. As novas unidades atendem o Termo de Compromisso firmado, em novembro de 2012, entre GDF e CNJ.

 

(B.F./M.D.)