30/09/2013 às 18:49, atualizado em 12/05/2016 às 18:03

Economia do DF cresce 1,7% no segundo trimestre de 2013

No período, indústria local cresceu 3,9% enquanto nacional chegou a apenas 2,8%

Por Da Redação, com informações da Codeplan


. Foto: Pedro Ventura

BRASÍLIA (30/9/13) – Dados do Índice de Desempenho Econômico do DF (Idecon), divulgados hoje pela Codeplan, revelam que a economia local cresceu 1,7% no segundo trimestre de 2013 em comparação ao mesmo período do ano passado, com destaque para o setor de serviços.

 

“(É) surpreendente que, apesar do fraco resultado do setor público (0,4)%, os demais setores cresceram acima de 3%”, destacou o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, ao lembrar que, apesar do crescimento tímido, o peso do setor público sobre a economia é de 56%.

 

Segundo a pesquisa, embora o crescimento de abril a junho tenha sido inferior ao do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que ficou em 3,3%, os dados divulgados hoje são superiores aos registrados no primeiro trimestre, quando o Idecom foi de 0,9%.

 

Os índices revelam, ainda, crescimento de 3,9% da indústria local, enquanto a nacional chegou a apenas 2,8%.

 

Já a indústria da construção civil no DF apresentou alta de 3,4% no trimestre recuperando superando a desaceleração do ano passado. Isso foi possível graças ao programa “Minha Casa, Minha Vida” e também pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como o Expresso DF.

 

A indústria de transformação, por sua vez, mostrou força com alta de 6,4%, puxada pela indústria de alimentos, bebidas, cimento e farmacêutica com os 4,3% de crescimento da medição anterior.

 

No semestre, o resultado do Idecon foi de 1,3%, inferior aos 2,7% observados no mesmo período de 2012.

 

Mas para Miragaya, o segundo semestre deve ter números melhores, já que nos primeiros meses do ano o governo tende a restringir gastos para cumprir as metas do superávit primário e assim aumentar suas despesas na segunda parte do ano.

 

(F.M/J.S)