30/09/2013 às 22:14

Operação remove 30 obras ilegais no Recanto das Emas e Guará

Nenhuma construção, erguida nos últimos 30 dias, na área, possuía autorização ou escritura

Por Da Seops


. Foto: Divulgação/Evangelina Dutra/Seops/30/09/2013

RECANTO DAS EMAS (30/9/13) – O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo – que reúne 19 órgãos do Governo do Distrito Federal – erradicou, hoje, 30 obras irregulares, sem autorização ou escritura, erguidas em áreas públicas do Recanto das Emas e do Guará.

“Todas as edificações foram construídas em locais próximos a áreas passíveis de regularização. É comum que algumas pessoas tentem aproveitar esse momento e, por isso, aumentamos nossa vigilância para impedir o crescimento dos parcelamentos ilegais”, explicou o subsecretário de Defesa do Solo e da Água, da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), Nonato Cavalcante.

Ao todo, 159 servidores de nove órgãos foram empregados para a atividade, coordenados pela Seops e pela Agência de Fiscalização. A maior parte das remoções ocorreu durante ação no setor habitacional Água Quente, no Recanto das Emas.

As 29 construções ilegais foram erguidas nos últimos 30 dias em área que fica atrás do condomínio Buritis 2. Entre as obras, cinco eram feitas de alvenaria e as demais em madeira.

No mesmo local houve, também, o entupimento de duas fossas, o desligamento de 10 gambiarras de energia e a remoção de 350 metros lineares de cerca.

ORIENTAÇÃO – As famílias que habitavam o local foram orientadas a buscar atendimento no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade, onde elas poderão verificar se estão dentro dos critérios para recebimento de benefícios.

O Comitê ofereceu, ainda, auxílio para o transporte dos bens dos antigos ocupantes, mas somente uma mulher aceitou a ajuda. Os demais resolveram fazer a mudança por conta própria.

O setor Água Quente está enquadrado no DF como área de regularização de interesse social (Aris).

No local há oito condomínios: Salomão Elias, Guarapari, Nova Betânia, Galiléia, Dom Pedro, Dom Francisco, São Francisco e Buritis I e II.

Segundo a Secretaria de Regularização, Habitação e Desenvolvimento Urbano, cerca de 10 mil pessoas vivem no local e aguardam o fim do processo de regularização.

GUARÁ – Outra equipe do Comitê retirou uma edificação e 60 metros de cerca em uma área pública do setor Asschagas, no Guará. A obra foi identificada há duas semanas.

O setor, originalmente destinado a chácaras, tem sido constantemente monitorado pela pressão exercida por loteamentos urbanos.

Ações de vigilância no local serão realizadas nas próximas semanas para evitar o surgimento de novas construções ilegais.

(T.V.)