30/09/2013 às 20:48

“Outubro Rosa” alerta para prevenção contra câncer de mama

Pelo terceiro ano DF adere à campanha mundial e realiza, durante o mês inteiro, ações de conscientização sobre como prevenir a doença

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Mulher


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (30/9/13) – A edição de Brasília da campanha internacional “Outubro Rosa”, que promove a conscientização sobre a importância de prevenção ao câncer de mama, começa amanhã (1°), com uma programação extensa de atividades ao longo do mês. Confira os eventos na tabela abaixo.

“Além de realizar diversas ações paralelas, como atendimentos especializados a saúde integral da mulher, iluminamos os principais pontos turísticos do DF – como Palácio do Buriti e Secretaria de Políticas para as Mulheres – para conscientizar não só as mulheres, mas também os homens para a importância da prevenção contra o câncer de mama”, explicou a secretária da Mulher, Olgamir Amancia.

A abertura da campanha acontecerá no dia 1º de outubro, às 18h30, no saguão principal do Senado Federal, com o lançamento da exposição fotográfica “Recomeço” e as apresentações do grupo de mulheres percussionistas “Batalá” e do Coral da Câmara.

Na sequência, acontece o acendimento das luzes cor-de-rosa que iluminarão o Congresso Nacional e demais pontos turísticos durante todo o mês.

Haverá atendimento especial da Carreta da Mulher na Rodoviária do Plano Piloto, exposição fotográfica na Câmara Legislativa do DF, doação de procedimentos de pigmentação da aréola, apresentações musicais e teatrais, desfile de mulheres mastectomizadas e caminhada e corrida contra o câncer de mama.

No DF, o “Outubro Rosa” é uma realização das secretarias da Mulher, de Saúde, de Cultura, de Esporte e de Publicidade Institucional; da Coordenadoria das Cidades; da Companhia Energética de Brasília (CEB), e demais autoridades.

PREVENÇÃO – O GDF possui três Unidades Móveis de Atendimento a Mulher, conhecidas como “Carreta da Mulher”, que se tornaram mais uma iniciativa do governo para contribuir na prevenção de doenças.

Desde março de 2012, as três unidades realizaram mais de 83 mil exames. A ideia é levar os principais exames preventivos até as mulheres que mais necessitam dos serviços públicos de saúde.

As mamografias realizadas na rede de saúde do DF – entre mulheres de 50 a 69 anos – aumentaram 70% de janeiro a maio de 2013 comparado ao mesmo período de 2012, e um dos responsáveis por esse resultado é a Carreta da Mulher.

As mulheres do DF também podem realizar o exame em mais sete hospitais da rede de saúde do GDF- Hospital Materno-Infantil de Brasília, Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte, Hospital de Taguatinga, Hospital de Sobradinho, Hospital Universitário de Brasília e Central de Radiologia de Taguatinga. A marcação de exames de mamografia é feita por meio dos Centros de Saúde da rede, que remanejam as vagas para os hospitais.

Além da estrutura para a prevenção do câncer de mama, na rede pública de saúde, as mulheres do Distrito Federal agora têm direito a fazer a cirurgia para retirada de tumor e reconstrução da mama, imediatamente, no mesmo procedimento.

A Lei nº 4.761/2012, publicada em fevereiro, garante o procedimento a todas que sofreram mutilação parcial ou total da mama, decorrente da utilização de técnicas aplicadas no tratamento do câncer de mama.

CÂNCER DE MAMA – O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo.

Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença, por isso a detecção precoce é uma estratégia fundamental.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

 

CALENDÁRIO OUTUBRO ROSA 2013

 

O que

Quando

Onde

Horário

Lançamento da exposição fotográfica “Recomeço”

De 1º a 4 de outubro

Saguão principal do Senado Federal

18h

Cerimônia de acendimento das luzes rosa do Congresso Nacional

1º de outubro

Saguão principal do Senado Federal

18h30

Carreta da Mulher (atendimento prioritário para as mulheres na faixa de risco: 50 a 59 anos)

De 30 de setembro a 11 de outubro

Rodoviária do Plano Piloto

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Doação, feita pela clínica Duohous, às mulheres mastectomizadas selecionadas pela SES-DF

21 de outubro

Rodoviária do Plano Piloto

10h

Semana cultural na Rodoviária do Plano Piloto (apresentações de música e teatro e poesia)

De 21 a 25 de outubro

Rodoviária do Plano Piloto

Durante todo o dia

Caminhada e Corrida Contra o Câncer de Mama

27 de outubro

Eixão do Lazer, com concentração em frente ao Banco Central

9h

Desfile de mulheres mastectomizadas

30 de setembro

Rodoviária do Plano Piloto

A definir

(L.C/B.F/T.V)