30/09/2013 às 20:16

Saúde zera fila de espera por quimioterapia e radioterapia

Levantamento da secretaria aponta que pacientes com câncer são atendidos em, no máximo, 10 dias

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (30/9/13)– As filas de espera por quimioterapia e radioterapia na rede pública do DF estão zeradas, de acordo com a Secretaria de Saúde, que destaca que os pacientes em tratamento contra o câncer são atendidos em até 10 dias a partir do pedido de consulta pelo Sistema de Regulação.

 

“Esse era um grande gargalo que herdamos de outras gestões e que precisava ser revolvido”, ressaltou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. Segundo ele, o investimento da pasta na compra de medicamentos melhora o atendimento desses casos.

 

Na rede pública, cerca de 5 mil pacientes são submetidos, por ano, a tratamento contra câncer e três hospitais prestam esse tipo de assistência: o Hospital de Base, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital da Criança.

 

Os tipos mais predominantes da doença são: câncer de mama, próstata, cólon e reto.

 

A Secretaria de Saúde também possui programas para diagnóstico e tratamento da doença, como o programa de detecção precoce do câncer de colo de útero e mama, o programa antitabaco e programa de “Cuidados Paliativos”.

 

OUTRAS FILAS– A fila de espera por mamografias é outra que está zerada desde maio, um contraste com a situação registrada no ano passado, quando mais de 2 mil mulheres aguardavam pelo exame.

 

A procura por tomografias também apresentou queda significativa, segundo balanço da secretaria, e está perto de ser a próxima fila zerada: hoje 576 pacientes aguardam pelo exame, enquanto em novembro do ano passado havia 3.059 pacientes à espera do procedimento.


(H.O/J.S
)