01/10/2013 às 20:26, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Árvores perto da rede elétrica são principal causa de desligamentos

Somente neste ano, CEB realizou 50,3 mil podas em todo Distrito Federal

Por Da Redação, com informações da CEB


. Foto: Divulgação CEB

BRASÍLIA (1/10/13) – A queda de energia que acontece frequentemente no período das chuvas é ocasionada, principalmente, por curtos circuitos provocados por galhos de árvores em contato com a rede elétrica. É o que constatou levantamento da CEB divulgado hoje, que apontou, ainda, uma média de 288 casos mensais de falta de energia devido a esse problema.

 

“O que acontece em Brasília é que muitas árvores que não são nativas do cerrado foram plantadas embaixo ou próxima da rede, e sem o planejamento adequado”, destacou a engenheira florestal da CEB Distribuição (CEB-D), Fernanda Miquelino Nunes.

 

A colocação de árvores de grande porte nas proximidades das redes aumenta a possibilidade de curtos devido ao contato que pode ocorrer entre as plantas e os cabos durante uma ventania, por exemplo.

 

A engenheira florestal lembrou que “um corte apropriado compatibiliza a rede de energia com as árvores já plantadas” e ressaltou, também, que em poucos casos existe a necessidade de erradicação da planta e que, quando necessário, a própria CEB faz o trabalho de poda, de acordo com a legislação ambiental.

 

Segundo a CEB, árvores na rede correspondem à terceira maior causa de desligamentos de energia no DF.

 

Para minimizar esses problemas, a CEB realizou este ano 50,3 mil podas em várias regiões do Distrito Federal, o que corresponde a uma média de 6 mil procedimentos mensais.

 

As podas realizadas em árvores próximas à rede só podem ser realizadas pela CEB, uma vez que em alguns casos a rede de energia precisa ser desligada para evitar acidentes.

 

(F.M./M.D.)