01/10/2013 às 11:15

Começa período de vazio sanitário do feijão

Até 20 de outubro está proibido manter plantas vivas de feijão em todo o Distrito Federal

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Agricultura


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (1º/10/13)- Começa hoje e vai até o dia 20 de outubro o chamado “Vazio Sanitário do Feijão”, período de proibição do plantio e manutenção da plantas vivas em todo o Distrito Federal para evitar a proliferação da mosca branca – praga que transmite a doença mosaico dourado do feijoeiro e causa grandes perdas à produção.

 

“A doença é causada por um vírus transmitido pela mosca branca, que usa o feijoeiro como principal hospedeiro. Com o vazio sanitário, também pretendemos diminuir a proliferação desse inseto”, explicou a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal, da Secretaria de Agricultura, Lara Line.

 

A decisão de estabelecer o vazio sanitário para a cultura do feijão ocorreu após várias reuniões, realizadas entre agricultores, pesquisadores, técnicos agrícolas e dirigentes do setor agropecuário.

 

Outubro foi escolhido para a vigência do vazio sanitário por ser o período de menor plantio de feijão na capital do país, o que, consequentemente, não trará impacto na oferta ou no preço do produto.

 

“É melhor ficar um período sem manter plantas vivas de feijão do que correr o risco de perder toda a lavoura e continuar tendo prejuízos”, ponderou a pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Eliane Quintela.

 

Na última safra, os agricultores chegaram a registrar perdas superiores a 60% da área cultivada, o que provocou o aumento no preço do feijão no início de 2013.

 

Para o produtor de feijão Hélio Dalbello, a medida é bem-vinda: “A quebra de safra traz prejuízos para todo mundo. Com o preço maior, o consumidor compra menos e vai perdendo o hábito de comer o feijão. Temos que ter mais oferta e tecnificação da produção”, avaliou.

 

MOSCA – A mosca branca afeta produções de feijão em todo o mundo e tem como característica a fácil adaptação a vários climas. O inseto deposita ovos no feijoeiro, se alimenta dele e, nesse processo, transmite para a planta o Geminivirus, vírus causador do Mosaico Dourado.

 

Essa praga, por sua vez, causa o enrugamento das folhas do feijoeiro e o aparecimento de manchas douradas com aspecto de mosaico nas plantas, o que gera perda drástica na produtividade.

 

(H.O/J.S)